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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Tânia Cristina Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2965914809683963por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ruiz , Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Barbosa , Raquel Lazzari Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687por
dc.date.accessioned2017-06-03T15:00:13Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationPESSOA, Tânia Cristina Silva. A inserção do professor nos anos iniciais do ensino fundamental: a construção de sua identidade profissional. 2016. 135 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1004-
dc.description.resumoEsta pesquisa vinculou-se à linha de pesquisa intitulada "Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que teve como temática a problematização da trajetória docente e as dificuldades em sua inserção profissional. O objetivo foi identificar e analisar a construção da identidade docente, a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades neste processo. Buscou-se verificar os dilemas e dificuldades encontrados no seu início de carreira; identificar atividades formativas que a Rede Pública de Ensino e a escola oferecem a estes professores e que colaboram para a construção de sua identidade; investigar os momentos em que ocorre a troca de saberes entre os pares; averiguar a percepção que os professores iniciantes têm a respeito de sua própria formação no contexto profissional; explicitar o distanciamento que há entre a formação inicial e a prática docente e a implicação no momento de sua inserção no ambiente escolar. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo. Como procedimento realizou-se uma pesquisa bibliográfica com buscas nas bases de dados digitais como Capes, SciELO e BDTD, e para a coleta de dados, utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada, aplicada a oito docentes iniciantes da Rede Municipal de Rancharia/SP. Para as análises foram construídas quatro categorias segundo Bardin (2009), a saber: A escolha da docência; Inserção docente e o choque da realidade; Construção da profissionalidade e Identidade docente e Projeções futuras na docência. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores ingressantes na carreira docente o fazem porque acreditam que há um maior campo de atuação profissional na área; percebem que a formação inicial não foi suficiente para suprir os problemas com os quais se deparam na profissão, contextualizando tais percepções por meio do “choque com a realidade”; desejam ver o resultado dos seus trabalhos reconhecidos por suas competências, construindo, desse modo, a identidade profissional diária, a partir da ação/reflexão/ação da sua própria prática pedagógica e a busca de formação continuada para prosseguir na profissão docente. Concluímos que esse estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professorespor
dc.description.abstractThis study was attached to a research line titled “The School Education and Pedagogical practice of a Professional Teacher”, a part of the Postgraduate Program in Education from Universidade do Oeste Paulista, which has as theme the difficulties and problems that a teacher faces during its trajectory and professional insertion. The main idea was to identify and to analyze the construction of teacher’s identity through the perception of the beginning teachers at the moment of their career insertion, as well as understanding the conflicts and difficulties at this process. In a specific way, the research aimed to find out which are the dilemmas and the difficulties founded by teachers in the beginning of their career; to identify the formative activities that Public School System and schools provide to them and which one contribute to the construction of their identity; to investigate the moments that occurs the exchange of knowledge between the peers; to analyze the perception that this teachers have about their own formation at the professional context; to show the distance between beginning formation and practice and how this impact when they are inserted at the school environment.The methodology used was qualitative descriptive and interpretative, having as technical procedure a bibliographical research. The searches were done in digital databases such as Capes, SciELO e BDTD. For data collection it was used a questionnaire and a semistructured interview, applied to eight (8) beginner teachers of Rancharia – SP. For the data analysis, four categories were established according to Bardin (2009): The choice of teaching; Teacher’s insertion and the reality shock; Construction of professionalism and teaching identity and Future projections. As a result of the research, it was pointed that teachers who chose teaching career do that because they believe that there is a big professional field in the area; they also realize that the initial training was not enough to overcome with the problems that they deal with the profession, contextualizing such perceptions through "clash of reality”; they look for a recognition for their skills, constructing by this way , their daily identity as workers through action/reflection/action of their own pedagogical practice and continuous formation to keep into their profession. Therefore, we concluded that this study can create discussions and reflections about policies to support beginner teachers and process of teacher’s formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-06-03T15:00:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tania Cristina Silva Pessoa.pdf: 736598 bytes, checksum: 589ef6defbf716efd48cf9d24cd152c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-03T15:00:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tania Cristina Silva Pessoa.pdf: 736598 bytes, checksum: 589ef6defbf716efd48cf9d24cd152c7 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2218/Tania%20Cristina%20Silva%20Pessoa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessor formaçãopor
dc.subjectInserção Docentepor
dc.subjectCiclo de Vida Docentepor
dc.subjectIdentidade Docentepor
dc.subjectBeginner teachereng
dc.subjectInsert Teachereng
dc.subjectTeaching Life Cycleeng
dc.subjectReality shockeng
dc.subjectTeacher identityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inserção do professor nos anos iniciais do ensino fundamental: a construção de sua identidade profissionalpor
dc.title.alternativeThe teacher’s insertion at the initial years of elementary School: The construction of its professional identityeng
dc.typeDissertaçãopor
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