Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTakada, Mário Yudi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6595733105428657por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Arana, Alba Regina Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931029698985787por
dc.contributor.referee2Carvalho, Alonso Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091021554181403por
dc.date.accessioned2017-06-05T22:43:38Z-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.identifier.citationTAKADA, Mário Yudi. A dimensão ética na educação ambiental: uma análise da legislação brasileira. 2016. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1008-
dc.description.resumoA presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, surgiu da preocupação com modo em que o meio ambiente vem sendo tratado pelo homem, haja vista os desafios postos pelos problemas ambientais que no limite impossibilitariam a vida humana na terra. O nosso objetivo foi investigar os limites e as possibilidades da educação ambiental face à crise ambiental vivenciada atualmente, justificando-se, portanto, a necessidade de identificar a ética adotada pelos principais documentos legais referentes ao meio ambiente e à educação ambiental. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de dois procedimentos: i) levantamento e análise bibliográfica em livros e artigos acadêmicos, para estudar a questão ética na educação ambiental; ii) e também a pesquisa documental, em que focalizamos as concepções éticas presentes nos documentos legais tais como a Constituição Federal de 1988, a lei 9795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, a lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental e médio, e a jurisprudência dos tribunais brasileiros. Os resultados indicaram que a ética predominante na sociedade é antropocêntrica, na qual o ser humano coloca o seu bem estar em primeiro lugar. O meio ambiente foi objetificado existindo apenas para satisfazer as necessidades humanas. Apesar disso, em nossa legislação e nos principais documentos da educação referente à educação ambiental encontramos evolução no trato com o meio ambiente, concluímos que o objetivo final do discurso de proteção ambiental tem como fim a vida humana.por
dc.description.abstractThis research, linked to the line of research Educational Institution: Organization and Management, grew out of concern so that the environment has been treated by man, given the challenges posed by environmental problems that the limit would preclude human life on earth. Our objective was to investigate the limits and possibilities of environmental education in the face of environmental crisis currently experienced, justifying it, therefore, the need to identify the ethics adopted by major legal documents concerning the environment and environmental education. The methodology was qualitative research through two procedures: i) survey and literature review in books and scholarly articles to study the ethical issue in environmental education; ii) as well as desk research, we focus on the ethical conceptions present in legal documents such as the 1988 Federal Constitution, the law 9795 of 27 April 1999, which deals with environmental education, establishing the National Education Policy environmental and other provisions, the law 9394 of 20 December 1996 laying down the guidelines and bases of national education, the national Curricular Parameters of primary and secondary education, and the jurisprudence of the Brazilian courts. The results indicated that the prevailing ethics in society is anthropocentric, in which the human being puts your well-being first. The environment was objectified existing only to satisfy human needs. Nevertheless, in our legislation and the main documents of the environmental education regarding education found progress in dealing with the environment, we conclude that the ultimate goal of environmental protection discourse is to end human life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-06-05T22:43:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Mario Yudi Takada.pdf: 422990 bytes, checksum: eeae64af1b2b573ecd6e0be3a7dcad9e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T22:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Mario Yudi Takada.pdf: 422990 bytes, checksum: eeae64af1b2b573ecd6e0be3a7dcad9e (MD5) Previous issue date: 2016-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2233/Mario%20Yudi%20%20Takada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉticapor
dc.subjectÉtica Ambientalpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectDiretrizes curricularespor
dc.subjectLegislação ambientalpor
dc.subjectEthiceng
dc.subjectEnvironmental Ethicseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectCurriculum guidelineseng
dc.subjectEnvironmental legislation.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA dimensão ética na educação ambiental: uma análise da legislação brasileirapor
dc.title.alternativeThe ethical dimension in environmental education: an analysis of Brazilian legislationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mario Yudi Takada.pdfDocumento principal413,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons