Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Cláudio Braz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1271424633754759por
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.advisor-co1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629por
dc.contributor.referee2Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.date.accessioned2017-06-26T18:01:30Z-
dc.date.issued2017-05-08-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019-
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial.por
dc.description.abstractThe present dissertation was developed in the Masters in Education of Unoeste, in the Area of concentration: Educational Institution and Educator Training. Research Line: Training and Pedagogical Practice of the Teaching Profession. The research investigated the management of a face-to-face support center of a private distance learning institution in the interior of the state of São Paulo. A qualitative approach was adopted, developing as a case study. Participants included: a polo manager, a polo coordinator, three tutors and fifteen students from the final stages of the courses, five of each of the courses: Pedagogy, Administration and Logistics. The data collection was performed through semi-structured interviews. The data were organized and interpreted using the technique of content analysis. The results indicated that the adopted management is characterized as centralizing, in which decisions are taken without the dialogue with the poles, this implies in damages to the use of available technological resources and pedagogical support and makes difficult the work of the tutor face-to-face. It is hoped that the results of this research may contribute to further research on Distance Education management, mainly in the context of the face-to-face support poles.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-06-26T18:01:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudio Braz de Figueiredo.pdf: 526247 bytes, checksum: ac58547efa4bf056d40aa6ecac0b5d11 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T18:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudio Braz de Figueiredo.pdf: 526247 bytes, checksum: ac58547efa4bf056d40aa6ecac0b5d11 (MD5) Previous issue date: 2017-05-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2321/Claudio%20Braz%20%20de%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectGestão em EADpor
dc.subjectPolo de Apoio Presencialpor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectManagement in EADeng
dc.subjectPolo of Face-to-Face Supporteng
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencialpor
dc.title.alternativeDistance education: study of the management of a present support poleeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Braz de Figueiredo.pdfDocumento principal513,91 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons