???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1021
Tipo do documento: Dissertação
Título: As tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento pedagógico especializado para estudantes surdos na sala de recursos
Título(s) alternativo(s): Digital information and communication technologies in specialized pedagogical care for deaf students in the resources room
Autor: Souza, Valéria Isaura de 
Primeiro orientador: Gitahy , Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Segundo membro da banca: Santos , Danielle Aparecida do Nascimento dos
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de identificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como recurso no contexto do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) para surdos. Este estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção. Nesse sentido, a pesquisadora trabalhou em conjunto com uma professora especialista que atua no APE com estudantes surdos, com o intuito de, colaborativamente, planejarem e implementarem ações relacionadas a um projeto de trabalho voltado à articulação das TDICs presentes nesse contexto, em prol do desenvolvimento e aprendizado desses estudantes. Esse processo se constituiu em uma perspectiva colaborativa de formação continuada e em serviço, uma vez que a pesquisadora também assumiu o papel de formadora desse professor especialista. Como sujeitos, a pesquisa contou com um professor especialista que atua no APE para surdos e com seis desses estudantes. Os instrumentos adotados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, questionário, grupo focal e observação participante. Para a organização dos dados foram identificados eixos norteadores e posterior análise de conteúdo. Nesse contexto, a proposta metodológica focou o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, articulando projetos de trabalho com as TDICs, culminando no projeto: “Minha História, Minha Vida”, construído com recursos da plataforma, Fábrica de Aplicativos, disponível na web para uso gratuito. Como produto final cada estudante construiu um aplicativo para dispositivos móveis (smartphone, tablet), no qual retrataram diversos momentos ou fases de vida. Espera-se, por meio dos resultados obtidos, contribuir com subsídios à formação do docente especialista para a busca de transformações e inovações em sua prática educativa, especialmente no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos com autonomia pelos estudantes, bem como dos dispositivos móveis empregados na construção do seu conhecimento, por intermédio da pedagogia de projetos em benefício do processo de ensino e de aprendizagem inclusiva.
Abstract: The present research aims to identify the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) as resources in the context of Specialized Pedagogical Assistance (APE) for the deaf. This study was developed from a qualitative approach, constituting a research-intervention. In this sense, in this research the researcher worked together with a specialist teacher who works in the APE with deaf students, in order to collaboratively plan and implement actions related to a work project focused on the articulation of the TDICs present in this context, Development and learning. This process was constituted in a collaborative perspective of continuous and in-service training, since the researcher also assumed the role of trainer of this specialist teacher. As subject to research had a specialist teacher who works in the APE for deaf and six of these students. As instruments adopted for the data collection were used: semi-structured interviews, questionnaire, focus group and participant observation. For the organization of the data were identified guiding axes and, later, content analysis. In this context, the methodological proposal focused on the development of contextualized and significant activities, articulating work projects with the TDICs, culminating in the project: “My History, My Life”, built with resources available on the platform, Application Factory, available on the web for Free use. As a final product each student built a mobile app (smartphone, tablet) in which they portrayed various moments or stages of life. Based on the obtained results, it is hoped that the contribution of the teacher training to the search for transformations and innovations in their educational practice, especially regarding the use of technological resources with autonomy by students, as well as Mobile devices used in the construction of their knowledge, through the pedagogy of projects to benefit the process of teaching and inclusive learning.
Palavras-chave: Atendimento Pedagógico Especializado para Surdos
Prática Docente
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Surdos - Educação
Prática Docente
Comunicações digitai Specialized Pedagogic Support for the Deaf.
Teaching Practice
Digital Information and Communication Technologies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SOUZA, Valéria Isaura de. As tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento pedagógico especializado para estudantes surdos na sala de recursos. 2017. 216 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1021
Data de defesa: 17-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valeria Isaura de Souza.pdfDocumento principal2,86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons