Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valéria Isaura de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2978200787733658por
dc.contributor.advisor1Gitahy , Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee2Santos , Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.date.accessioned2017-06-26T20:34:38Z-
dc.date.issued2017-04-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Valéria Isaura de. As tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento pedagógico especializado para estudantes surdos na sala de recursos. 2017. 216 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1021-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve o objetivo de identificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como recurso no contexto do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) para surdos. Este estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção. Nesse sentido, a pesquisadora trabalhou em conjunto com uma professora especialista que atua no APE com estudantes surdos, com o intuito de, colaborativamente, planejarem e implementarem ações relacionadas a um projeto de trabalho voltado à articulação das TDICs presentes nesse contexto, em prol do desenvolvimento e aprendizado desses estudantes. Esse processo se constituiu em uma perspectiva colaborativa de formação continuada e em serviço, uma vez que a pesquisadora também assumiu o papel de formadora desse professor especialista. Como sujeitos, a pesquisa contou com um professor especialista que atua no APE para surdos e com seis desses estudantes. Os instrumentos adotados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, questionário, grupo focal e observação participante. Para a organização dos dados foram identificados eixos norteadores e posterior análise de conteúdo. Nesse contexto, a proposta metodológica focou o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, articulando projetos de trabalho com as TDICs, culminando no projeto: “Minha História, Minha Vida”, construído com recursos da plataforma, Fábrica de Aplicativos, disponível na web para uso gratuito. Como produto final cada estudante construiu um aplicativo para dispositivos móveis (smartphone, tablet), no qual retrataram diversos momentos ou fases de vida. Espera-se, por meio dos resultados obtidos, contribuir com subsídios à formação do docente especialista para a busca de transformações e inovações em sua prática educativa, especialmente no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos com autonomia pelos estudantes, bem como dos dispositivos móveis empregados na construção do seu conhecimento, por intermédio da pedagogia de projetos em benefício do processo de ensino e de aprendizagem inclusiva.por
dc.description.abstractThe present research aims to identify the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) as resources in the context of Specialized Pedagogical Assistance (APE) for the deaf. This study was developed from a qualitative approach, constituting a research-intervention. In this sense, in this research the researcher worked together with a specialist teacher who works in the APE with deaf students, in order to collaboratively plan and implement actions related to a work project focused on the articulation of the TDICs present in this context, Development and learning. This process was constituted in a collaborative perspective of continuous and in-service training, since the researcher also assumed the role of trainer of this specialist teacher. As subject to research had a specialist teacher who works in the APE for deaf and six of these students. As instruments adopted for the data collection were used: semi-structured interviews, questionnaire, focus group and participant observation. For the organization of the data were identified guiding axes and, later, content analysis. In this context, the methodological proposal focused on the development of contextualized and significant activities, articulating work projects with the TDICs, culminating in the project: “My History, My Life”, built with resources available on the platform, Application Factory, available on the web for Free use. As a final product each student built a mobile app (smartphone, tablet) in which they portrayed various moments or stages of life. Based on the obtained results, it is hoped that the contribution of the teacher training to the search for transformations and innovations in their educational practice, especially regarding the use of technological resources with autonomy by students, as well as Mobile devices used in the construction of their knowledge, through the pedagogy of projects to benefit the process of teaching and inclusive learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2017-06-26T20:34:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Valeria Isaura de Souza.pdf: 2928525 bytes, checksum: c90d03b027502023abbd775cd2310238 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T20:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Valeria Isaura de Souza.pdf: 2928525 bytes, checksum: c90d03b027502023abbd775cd2310238 (MD5) Previous issue date: 2017-04-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2320/Valeria%20Isaura%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtendimento Pedagógico Especializado para Surdospor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectComunicações digitai Specialized Pedagogic Support for the Deaf.eng
dc.subjectTeaching Practicepor
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento pedagógico especializado para estudantes surdos na sala de recursospor
dc.title.alternativeDigital information and communication technologies in specialized pedagogical care for deaf students in the resources roomeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeria Isaura de Souza.pdfDocumento principal2,86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons