Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRESSA, José Antonio Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1959638215676990por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.advisor-co1Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596352211730927por
dc.contributor.referee1Barbosa, Raquel Lazzari Leite Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687por
dc.contributor.referee2Murgo, Camélia Santina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778por
dc.date.accessioned2018-09-12T20:21:21Z-
dc.date.issued2018-04-11-
dc.identifier.citationBRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094-
dc.description.resumoO trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente.por
dc.description.abstractThe teaching work of the medical professional in the compulsory curricular internship, brings reflections and questions about the dilemmas existing between his pedagogical performance and patient care. The objective of the research was to analyze the action of the doctor-teacher in his daily pedagogical practice, seeking to understand his identity, conceptions and educational experiences. This is a qualitative research (case study), involving the teachers of the boarding school of a private university in the interior of the state of São Paulo. The research procedures were: application of questionnaire, interview with semi-structured script and observation of the teaching action at boarding school. The analysis of data (content analysis) sought to characterize the action of the doctor-teacher in the construction of their professional identity, to unveil the didactic-pedagogical and assistance relationships in the development of daily activities, to evaluate the didactic-pedagogical process, to highlight the limits and possibilities The analysis of the doctor-teacher's actions regarding patient care and student teaching demonstrated the desire of teachers to acquire pedagogical and didactic resources in order to guarantee better quality teaching. Clearly we observed a greater ease in the medical action when compared to the teaching action.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2018-09-12T20:21:21Z No. of bitstreams: 2 José Antonio Nascimento Bressa.pdf: 497474 bytes, checksum: 77b3d0dbbedc48a9918998047615ce03 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T20:21:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 José Antonio Nascimento Bressa.pdf: 497474 bytes, checksum: 77b3d0dbbedc48a9918998047615ce03 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2735/Jos%c3%a9%20Antonio%20Nascimento%20Bressa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInternatopor
dc.subjectEnsino médicopor
dc.subjectMédico-docentepor
dc.subjectPreceptorpor
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectMedical teachingeng
dc.subjectMedical-teachingeng
dc.subjectPreceptoreng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMédico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internatopor
dc.title.alternativeMedical-teacher: reflecting on his pedagogical practice on the internshipeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Antonio Nascimento Bressa.pdfDocumento principal.485,81 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons