???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096
Tipo do documento: Dissertação
Título: A fotografia como objeto de compreensão textual no livro didático
Título(s) alternativo(s): The photography as an object of textual compreension in schoolbook
Autor: OLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes 
Primeiro orientador: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Primeiro membro da banca: Souza, Renata Junqueira
Segundo membro da banca: Moreira, Maria de Fátima Salum
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa (de cunho bibliográfico e documental), teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos propostos em um Livro Didático do 9º Ano da Educação Fundamental (II), para a compreensão textual da fotografia, em aulas de leitura. Para tanto, foi efetuada uma Análise Documental, tendo como aporte teórico os conceitos e as representações da leitura da linguagem visual, destacados na filosofia ideológica do signo, de Peirce, Bakhtin, Barthes e outros estudiosos. Os resultados obtidos apontaram para uma inadequação e incompletude das práticas de leitura da fotografia, sugeridas no Livro analisado.
Abstract: The present research, of qualitative nature (blibliographic) had as objective analyze the methodologic procedures proposed from a didactic book of 9º year of elementary school (II), for the textual comprehension of photography in literature class. For both, it was made a documental analysis, with teoric support of the representation of visual language reading, bolded on the ideologic filhosophy of sign, of Peirce, Bakhtin, Barthes and others studiers. The results gained point out an inadequacy and incomplete from photography reading practice, suggested on the analyzed book.
Palavras-chave: Educação Fundamental
Semiótica e Ensino de Linguagens
Leitura de Fotografia
Livro Didático
Elementary Educacion
semiotic and Language Teaching
Reading of Photography
Schoolbook
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes. A fotografia como objeto de compreensão textual no livro didático. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096
Data de defesa: 26-Jun-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo dos Santos Lopes Oliveira.pdfDocumento principal.2,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons