Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A fotografia como objeto de compreensão textual no livro didático |
Título(s) alternativo(s): | The photography as an object of textual compreension in schoolbook |
Autor: | OLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes |
Primeiro orientador: | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan |
Primeiro membro da banca: | Souza, Renata Junqueira |
Segundo membro da banca: | Moreira, Maria de Fátima Salum |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa (de cunho bibliográfico e documental), teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos propostos em um Livro Didático do 9º Ano da Educação Fundamental (II), para a compreensão textual da fotografia, em aulas de leitura. Para tanto, foi efetuada uma Análise Documental, tendo como aporte teórico os conceitos e as representações da leitura da linguagem visual, destacados na filosofia ideológica do signo, de Peirce, Bakhtin, Barthes e outros estudiosos. Os resultados obtidos apontaram para uma inadequação e incompletude das práticas de leitura da fotografia, sugeridas no Livro analisado. |
Abstract: | The present research, of qualitative nature (blibliographic) had as objective analyze the methodologic procedures proposed from a didactic book of 9º year of elementary school (II), for the textual comprehension of photography in literature class. For both, it was made a documental analysis, with teoric support of the representation of visual language reading, bolded on the ideologic filhosophy of sign, of Peirce, Bakhtin, Barthes and others studiers. The results gained point out an inadequacy and incomplete from photography reading practice, suggested on the analyzed book. |
Palavras-chave: | Educação Fundamental Semiótica e Ensino de Linguagens Leitura de Fotografia Livro Didático Elementary Educacion semiotic and Language Teaching Reading of Photography Schoolbook |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes. A fotografia como objeto de compreensão textual no livro didático. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096 |
Data de defesa: | 26-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo dos Santos Lopes Oliveira.pdf | Documento principal. | 2,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons