Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280981218949464por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Souza, Renata Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.contributor.referee2Moreira, Maria de Fátima Salum-
dc.date.accessioned2018-09-17T18:04:18Z-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eduardo dos Santos Lopes. A fotografia como objeto de compreensão textual no livro didático. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1096-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza qualitativa (de cunho bibliográfico e documental), teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos propostos em um Livro Didático do 9º Ano da Educação Fundamental (II), para a compreensão textual da fotografia, em aulas de leitura. Para tanto, foi efetuada uma Análise Documental, tendo como aporte teórico os conceitos e as representações da leitura da linguagem visual, destacados na filosofia ideológica do signo, de Peirce, Bakhtin, Barthes e outros estudiosos. Os resultados obtidos apontaram para uma inadequação e incompletude das práticas de leitura da fotografia, sugeridas no Livro analisado.por
dc.description.abstractThe present research, of qualitative nature (blibliographic) had as objective analyze the methodologic procedures proposed from a didactic book of 9º year of elementary school (II), for the textual comprehension of photography in literature class. For both, it was made a documental analysis, with teoric support of the representation of visual language reading, bolded on the ideologic filhosophy of sign, of Peirce, Bakhtin, Barthes and others studiers. The results gained point out an inadequacy and incomplete from photography reading practice, suggested on the analyzed book.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2018-09-17T18:04:18Z No. of bitstreams: 2 Eduardo dos Santos Lopes Oliveira.pdf: 2429343 bytes, checksum: ec054e403dda01cb2e6b734d13a2f2f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-17T18:04:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eduardo dos Santos Lopes Oliveira.pdf: 2429343 bytes, checksum: ec054e403dda01cb2e6b734d13a2f2f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2768/Eduardo%20dos%20Santos%20Lopes%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Fundamentalpor
dc.subjectSemiótica e Ensino de Linguagenspor
dc.subjectLeitura de Fotografiapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectElementary Educacioneng
dc.subjectsemiotic and Language Teachingeng
dc.subjectReading of Photographyeng
dc.subjectSchoolbookeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA fotografia como objeto de compreensão textual no livro didáticopor
dc.title.alternativeThe photography as an object of textual compreension in schoolbookeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo dos Santos Lopes Oliveira.pdfDocumento principal.2,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons