Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Cecilia Maria Prates de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9557567975075069por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629por
dc.date.accessioned2018-09-18T19:11:28Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Cecilia Maria Prates de. Professor pesquisador: aprendizagem colaborativa e formação aberta pelo Facebook. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1101-
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no programa de mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Na sociedade conectada, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, ultrapassando os limites de uma sala de aula formal, atingindo espaços virtuais, incluindo-se nestes as redes sociais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação de professores pesquisadores por intermédio da rede social Facebook. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de caso, com 37 participantes pertencentes a um grupo fechado do Facebook intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (GEPECeT). Como procedimento de coleta de dados foi utilizada a observação das interações dos participantes no GEPECeT e um questionário sobre a visão dos participantes quanto à formação aberta do professor pesquisador no uso das redes sociais por meio do Google docs, bem como a observação das postagens no Padlet sobre o perfil dos participantes. A análise dos resultados procedeu-se com base nas seguintes categorias: conteúdos significativos; aprendizagem colaborativa; relatos de experiências, visibilidade do grupo e professor pesquisador reflexivo. A análise dos dados permitiu compreender que as vivências e discussões ocorridas no grupo possibilitaram o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas quanto ao uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e evidenciaram que a rede social Facebook se mostrou um ambiente de aprendizagem e formação para o professor pesquisador.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the Master's Program of Education at Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), following the research line "Professors' Pedagogical Background and Practice". Within the context of the connected society, learning may take place within different environments, exceeding the limits of a formal classroom, reaching virtual spaces, including among them social networks. This research was carried out to analyze the process of researcher professors' background by means of the social network Facebook. The methodology used for the research was a qualitative one, more specifically a case study one, comprising 37 participants belonging to a Facebook closed group named Group of Studies and Researches on Education, Curriculum and Technologies (GEPECeT). For data collecting one used observation of interactions between participants within GEPECeT and a questionnaire about their views concerning researcher professors' open background in the use of social networks by means of Google docs, as well as observation of mailings on Padlet about the participants' profile. The result analysis was carried out based on the following categories: meaningful contents; cooperative learning; reports on experiences, group visibility, and reflective researcher teacher. Data analysis showed that the experiences and discussions held within the group favored the development of new pedagogical practices concerning the use of Information Technology and Communication (TIC) and confirmed that the social network Facebook manifested itself as an environment favorable to further researcher professor's learning and background development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2018-09-18T19:11:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Cecilia Maria Prates de Freitas.pdf: 2267359 bytes, checksum: 57d8fb8c7b7aa8944a90fefaca92e709 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-18T19:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Cecilia Maria Prates de Freitas.pdf: 2267359 bytes, checksum: 57d8fb8c7b7aa8944a90fefaca92e709 (MD5) Previous issue date: 2018-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2793/Cecilia%20Maria%20Prates%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessor Pesquisadorpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGrupo de Pesquisa.por
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectResearcher Professorpor
dc.subjectBackground Developmentpor
dc.subjectSocial Networkspor
dc.subjectResearch Grouppor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProfessor pesquisador: aprendizagem colaborativa e formação aberta pelo Facebookpor
dc.title.alternativeResearcher Professor: cooperative learning and opened background on Facebookeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cecilia Maria Prates de Freitas.pdfDocumento principal.2,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons