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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Mobile technologies in basic education: the smartphone in the process of teaching and learning in the context of high school
Autor: Lombardi, Evandro 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Segundo membro da banca: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Resumo: A presente pesquisa está inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, na linha 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Por meio de pesquisa qualitativa, o objetivo foi analisar o potencial das tecnologias móveis em sala de aula, em especial, aplicativos em smartphones, como ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio. O estudo foi realizado em um colégio privado, no interior do estado do Paraná, com 35 alunos de uma turma de formandos do Ensino Médio e dois professores. O referencial teórico foi embasado nas obras de Kenski, Moran, Santaella, Terçariol e Lévy. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise dos dados foi realizada por meio de triangulação metodológica com base nas seguintes categorias: a) em relação à percepção discente: acesso e utilização das tecnologias móveis; m-Learning e feedback imediato; m-Learning e a prática docente; e b) em relação aos professores: m-Learning: a prática docente e suas potencialidades e desafios; e a formação docente e o m-Learning. Os resultados evidenciaram que as tecnologias móveis, em especial o smartphone, fazem parte do cotidiano da maioria absoluta dos estudantes pesquisados e eles utilizam seus dispositivos móveis para diversas atividades, entre elas o aprender. No processo de aprendizagem, destacaram a importância do feedback imediato dado pelos aplicativos, as vantagens das incursões tecnológicas no ambiente escolar como o acesso à grande quantidade de informação e a ubiquidade. Os docentes, por sua vez, reconhecem que a tecnologia móvel, com destaque para os aplicativos em smartphones, tem potencial para ser usada no processo de ensino, no entanto, salientam a necessidade de oferecimento de formação continuada ao professor e estruturação didático-pedagógica e tecnológica por parte das escolas.
Abstract: The present research is inserted in the Program of Masters in Education of the University of the West Paulista - UNOESTE, in line 2 - Qualification and Pedagogical Practice of the Teacher Profession. Through qualitative research, the objective was to analyze the potential of mobile technologies in the classroom, especially applications in smartphones, as tools that aid in the process of teaching and learning, in the scope of High School. The study was carried out in a private school, in the interior of Paraná, with 35 students from a class of high school graduates and two teachers. The theoretical reference was based on the works of Kenski, Moran, Santaella, Terçariol and Lévy. The techniques of data collection used were: observation, questionnaires, semi-structured interviews and focus groups. The data analysis was performed using methodological triangulation based on the following categories: a) in relation to student’s perception: access and use of mobile technologies; m-Learning and immediate feedback; m-Learning and teacher’s practice and b) in relation to the teachers: m-Learning: the teacher’s practice and it’s potentialities and challenges and; teacher’s formation and the m-Learning. The results showed that mobile technologies, specially the smartphone, are part of the daily life of the absolute majority of students and they use their mobile devices for various activities among them learning. In the learning process they emphasized the importance of the immediate feedback given by the applications, the advantages of technological incursions in the school environment such as access to large amounts of information and ubiquity. Teachers, in turn, recognize that mobile technology, especially smartphone applications, has potential to be used in the teaching process, however, emphasize the need to offer continuing education to the teacher and didactic-pedagogical and technological structuring by the schools.
Palavras-chave: Ensino Médio
Tecnologias Móveis
Smartphones
Ensino e Aprendizagem
High School.
Mobile Technology.
Teaching and Learning.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: LOMBARDI, Evandro. Tecnologias móveis na educação básica: o Smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102
Data de defesa: 27-Apr-2018
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