Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLombardi, Evandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3689649240430660por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.date.accessioned2018-09-18T19:30:16Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationLOMBARDI, Evandro. Tecnologias móveis na educação básica: o Smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102-
dc.description.resumoA presente pesquisa está inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, na linha 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Por meio de pesquisa qualitativa, o objetivo foi analisar o potencial das tecnologias móveis em sala de aula, em especial, aplicativos em smartphones, como ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio. O estudo foi realizado em um colégio privado, no interior do estado do Paraná, com 35 alunos de uma turma de formandos do Ensino Médio e dois professores. O referencial teórico foi embasado nas obras de Kenski, Moran, Santaella, Terçariol e Lévy. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise dos dados foi realizada por meio de triangulação metodológica com base nas seguintes categorias: a) em relação à percepção discente: acesso e utilização das tecnologias móveis; m-Learning e feedback imediato; m-Learning e a prática docente; e b) em relação aos professores: m-Learning: a prática docente e suas potencialidades e desafios; e a formação docente e o m-Learning. Os resultados evidenciaram que as tecnologias móveis, em especial o smartphone, fazem parte do cotidiano da maioria absoluta dos estudantes pesquisados e eles utilizam seus dispositivos móveis para diversas atividades, entre elas o aprender. No processo de aprendizagem, destacaram a importância do feedback imediato dado pelos aplicativos, as vantagens das incursões tecnológicas no ambiente escolar como o acesso à grande quantidade de informação e a ubiquidade. Os docentes, por sua vez, reconhecem que a tecnologia móvel, com destaque para os aplicativos em smartphones, tem potencial para ser usada no processo de ensino, no entanto, salientam a necessidade de oferecimento de formação continuada ao professor e estruturação didático-pedagógica e tecnológica por parte das escolas.por
dc.description.abstractThe present research is inserted in the Program of Masters in Education of the University of the West Paulista - UNOESTE, in line 2 - Qualification and Pedagogical Practice of the Teacher Profession. Through qualitative research, the objective was to analyze the potential of mobile technologies in the classroom, especially applications in smartphones, as tools that aid in the process of teaching and learning, in the scope of High School. The study was carried out in a private school, in the interior of Paraná, with 35 students from a class of high school graduates and two teachers. The theoretical reference was based on the works of Kenski, Moran, Santaella, Terçariol and Lévy. The techniques of data collection used were: observation, questionnaires, semi-structured interviews and focus groups. The data analysis was performed using methodological triangulation based on the following categories: a) in relation to student’s perception: access and use of mobile technologies; m-Learning and immediate feedback; m-Learning and teacher’s practice and b) in relation to the teachers: m-Learning: the teacher’s practice and it’s potentialities and challenges and; teacher’s formation and the m-Learning. The results showed that mobile technologies, specially the smartphone, are part of the daily life of the absolute majority of students and they use their mobile devices for various activities among them learning. In the learning process they emphasized the importance of the immediate feedback given by the applications, the advantages of technological incursions in the school environment such as access to large amounts of information and ubiquity. Teachers, in turn, recognize that mobile technology, especially smartphone applications, has potential to be used in the teaching process, however, emphasize the need to offer continuing education to the teacher and didactic-pedagogical and technological structuring by the schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2018-09-18T19:30:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Evandro Lombardi - UNOESTE - versão final.pdf: 3203333 bytes, checksum: 9c5df79ef2aad874476102a38ec7f8d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-18T19:30:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Evandro Lombardi - UNOESTE - versão final.pdf: 3203333 bytes, checksum: 9c5df79ef2aad874476102a38ec7f8d9 (MD5) Previous issue date: 2018-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2794/Evandro%20Lombardi%20-%20UNOESTE%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTecnologias Móveispor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectHigh School.eng
dc.subjectMobile Technology.eng
dc.subjectTeaching and Learning.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeMobile technologies in basic education: the smartphone in the process of teaching and learning in the context of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evandro Lombardi - UNOESTE - versão final.pdfDocumento principal.3,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons