Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1103
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação de leitores em uma escola municipal do interior paulista: contribuições da teoria histórico-cultural para análise qualitativa do projeto de extensão “leitura campeã” |
Título(s) alternativo(s): | The formation of readers in a municipal school of the interior of são paulo: contributions of the historical-cultural theory for qualitative anlysisnof the project of extenbion “reading champion” |
Autor: | CAMARGO, Itamar Xavier de |
Primeiro orientador: | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan |
Primeiro membro da banca: | Parisotto, Ana Luzia Videira |
Segundo membro da banca: | Alaniz, Erika Porceli |
Resumo: | O tema desta pesquisa emergiu de questionamentos iniciais sobre quais seriam as contribuições do Projeto de Extensão Universitária (intitulado “Leitura Campeã”) no processo escolar de motivação do ato de ler; e de contribuição cultural para o desempenho crítico-ideológico dos alunos. O objetivo geral da investigação foi, portanto, o de analisar as contribuições da extensão universitária no desenvolvimento cultural da capacidade leitora de alunos do ensino fundamental I (em uma das escolas municipais do interior paulista, envolvida nas ações desse projeto, desenvolvido por uma ONG, em parceria com uma universidade particular, a prefeitura municipal e a sociedade civil do município). Optou-se por uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, com inclusão de análise de documentos, entrevista semiestruturada com a equipe gestora e docentes; e aplicação de questionários com alunos do 4º ano. O aporte teórico selecionado contemplou os estudos histórico-culturais (bakhtinianos e vygotskyanos); e as teorias da pesquisa, referentes à abordagem qualitativa e aos procedimentos finais de triangulação de dados coletados. Os resultados confirmaram contribuições significativas do Projeto de Extensão analisado, no que se refere ao processo de motivação para a leitura; no entanto, permitiram ao mesmo tempo, revisões críticas sobre a necessidade de uma adequação do perfil de suas atividades, para que, de fato, elas possibilitem a função mediadora dos docentes na construção cultural do desempenho crítico-ideológico dos leitores em formação. |
Abstract: | The theme of this research emerged from initial questions about what the contributions of the university Extension Project (entitled “Reading Champion”) in the school process of reading motivation would be; and cultural contribuition to the students’ critical-ideological performance. The general objective of the research was therefore to analyze these contributions of university extension in the cultural development of the reading capacity of elementary students I (in one of the municipal schools of the interior of São Paulo, involved in the actions of this developed by an NGO, in partnership with a private university, the municipal prefecture and the civil society of the municipality). We chose an empirical research, with a qualitative approach, including document analysis (university extension project, political pedagogical project, teacher education plan), semi-strutured interview with the management team and teachers; and application of questionnaires with 4th grade students. The selected theoretical contribution contemplated the historical-cultural studies (bakhtinians and vygotskyans); and the theories of the research, referring to the qualitative approach and to the final procedures o triangulation of data collected. The results confirmed significant contributions of the Extension Project analyzed, regarding the motivation process for reading; but at the same time they allowed critical reviews on the recognition of the need for a review of the profile of their activities, so that in fact they allow the mediating role of teachers in the cultural construction of the critical-ideolocal performance of the readers in formation. |
Palavras-chave: | Formação de Leitores Mediação de Leitura Extensão e Pesquisa Teoria Histórico-cultural Formation of Readers Mediation of Reding Extension and Research Historical-cultural theory |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CAMARGO, Itamar Xavier de. A formação de leitores em uma escola municipal do interior paulista: contribuições da teoria histórico-cultural para análise qualitativa do projeto de extensão “leitura campeã”. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1103 |
Data de defesa: | 26-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Itamar Xavier de Camargo - PDF.pdf | Documento principal. | 1,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons