Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1176
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: aplicabilidade de um programa
Título(s) alternativo(s): Teachers' continuing education: the aplicability of the program
Autor: CARVELLI, Josete Guariento 
Primeiro orientador: Gebran, Raimunda Abou
Primeiro membro da banca: Barros, Helena Faria de
Segundo membro da banca: Morelatti, Maria Raquel Miotto
Resumo: A presente investigação buscou verificar as concepções dos professores, quanto à formação continuada em serviço durante o desenvolvimento do Programa Ensino Médio em Rede, que ocorreu em uma escola estadual no município de Presidente Prudente, instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Esse Programa foi implantado no ano de 2004 e se estendeu até o ano de 2006 e tinha como objetivo capacitar os professores que atuam no Ensino Médio, proporcionando-lhes um refletir sobre a própria prática educativa, estimulando a leitura e a produção de textos, a fim de alavancar o ensino público, que nos últimos anos vem demonstrando índices insatisfatórios nas avaliações externas aplicadas por diferentes instituições. Para tanto se optou pela utilização de pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa da percepção dos sujeitos-colaboradores, por meio de entrevistas semi-estruturadas que interrogaram sobre o desenvolvimento do programa enquanto formação continuada em serviço. Por meio de questionário e entrevista, foi possível elaborar os dados em categorias para que a análise se tornasse possível A descrição e análise dos dados possibilitaram a partir da fala dos professores - colaboradores, perceber a concepção dos professores em relação ao desenvolvimento do Programa, enquanto formação específica dentro da modalidade. Concluímos que a formação continuada incentiva os professores e propõe um diálogo entre a teoria e ação educativa.
Abstract: This investigation aimed at verifying the teachers' conceptions as for the continuing education on service during the development of the Net High School Program, instituted by the State Department of Education of the State of São Paulo. This Program was implemented in the year of 2004 and extended up to the year of 2006, with the purpose of qualifying High School teachers, providing them with a reflection on the educational practice and stimulating reading and texts production in order to improve public education, which has been showing a knowledge deficit in the last years. Therefore, a research update was carried out with the use of descriptive, qualitative and interpretative approach of the subject-collaborators' perception, through semi-structured interviews enquiring about the development of the program as continuing education on service. Based on the teachers-collaborators' speech, the description and analysis made it possible to consider the teachers' conception regarding the applicability of the PROGRAM as specific education within the modality. The conclusion was that continuing education motivates the teachers and it proposes a dialogue between the theory and the education action.
Palavras-chave: Formação contínua
Programa
Concepção dos professores
Continuing Education
Program
Teachers' conceptions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CARVELLI, Josete Guariento. Formação continuada de professores: aplicabilidade de um programa. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, 2007 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1176
Data de defesa: 29-Nov-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josete Guariento Carvelli.pdfDocumento principal.4,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons