Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALBERTINO, Flávia Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302179755980827por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Hernandes, Elianeth Dias Kanthack-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793290683138177por
dc.contributor.referee2Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.date.accessioned2019-11-29T16:33:54Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.citationALBERTINO, Flávia Maria. Formação continuada no ensino fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos e os reflexos na ação docente. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1208-
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi identificar e analisar os pressupostos teórico - metodológicos de norteamento das propostas de formação continuada de professores, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, em duas escolas do ensino fundamental I, de um município do interior paulista e seus reflexos na ação docente. O aporte teórico foi de natureza histórico-cultural (bakhtiniana); trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada, envolvendo três professoras, duas orientadoras pedagógicas e uma diretora, abrangendo o total de seis participantes diretos. A análise dos dados coletados dos documentos e das entrevistas foi feita por meio do processo teórico de triangulação, da análise de conteúdo e da análise semiótica de interpretação histórico-cultural (bakhtiniana) das falas das profissionais entrevistadas. Os resultados apontaram que o processo de formação docente, não ocorre de forma dialógica e ambivalente, pautada no desenvolvimento cultural, por meio das relações interpessoais e intersubjetivas, conforme enfatiza a teoria histórico-cultural. A presente pesquisa possibilita uma revisão crítico-reflexiva das práticas de formação continuada ofertadas pelo município pesquisado, e por extensão, poderá servir de objeto de confrontos com outros contextos de formação docente em outros municípios brasileiros.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to identify and analyze the theoretical - methodological assumptions that guide the proposals of continuing education of teachers, offered by the Municipal Department of Education, in two elementary schools I, in a city located in the interior of São Paulo and its reflexes in the teaching action. The theoretical contribution was of historical-cultural nature (Bakhtinian); this is a qualitative research, configured as a case study, with documentary analysis and semi-structured interview, involving three teachers, two pedagogical advisors and one director, covering a total of six direct participants. The analysis of the data collected from the documents and interviews was made through the theoretical process of triangulation, content analysis and semiotic analysis of historical-cultural (Bakhtinian) interpretation of the speeches of the interviewed professionals. The results showed that the process of teacher education/formation does not occur in a dialogical and ambivalent way, based on cultural development, through interpersonal and intersubjective relations, as emphasized by the historical-cultural theory. This research enables a critical-reflexive review of the continuing education practices offered by the researched municipality, and by extension, may serve as an object of confrontation with other contexts of teacher education formation in other Brazilian municipalities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2019-11-29T16:33:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Flávia Maria Albertino.pdf: 1156570 bytes, checksum: 894e3ce5c5502cc2451549e1e95688e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-29T16:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Flávia Maria Albertino.pdf: 1156570 bytes, checksum: 894e3ce5c5502cc2451549e1e95688e1 (MD5) Previous issue date: 2019-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3418/Fl%c3%a1via%20Maria%20Albertino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectIdentidade profissional docentepor
dc.subjectAção docentepor
dc.subjectAporte histórico-culturalpor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectElementary education Ieng
dc.subjectTeachers’ professional identityeng
dc.subjectTeaching actioneng
dc.subjectHistorical-cultural contributioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada no ensino fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos e os reflexos na ação docentepor
dc.title.alternativeContinuing education in elementary education I: theoretical-methodological assumptions and the reflexes in the teaching actioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávia Maria Albertino.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons