Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Denise Alessi Delfim de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8263798973471165por
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2020-03-09T12:57:09Z-
dc.date.issued2020-01-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Denise Alessi Delfim de. Pedagogia de projetos na educação infantil: os significados na organização do espaço escolar. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1227-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, vinculado à linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade, teve como objeto de estudo a Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a organização do espaço escolar na Educação Infantil. Os estudos pedagógicos têm discutido as contribuições das diferentes metodologias de ensino e de aprendizagem para a formação de um educando ativo, crítico, reflexivo e autônomo. Os princípios de uma pedagogia tradicionalista, centrados na figura de um professor detentor do saber e na passividade do estudante não tem mais correspondido às demandas atuais da educação. Nesse sentido, o objetivo foi o de analisar como a Pedagogia de Projetos contribui para a organização de um espaço escolar, na Educação Infantil, centrado no estudante, tornando-o mais interativo e dinâmico em uma perspectiva para todos. Especificamente se buscou: Averiguar de que maneira o trabalho por projetos contribui para a formação integral dos estudantes; Identificar como o desenvolvimento das atividades em projetos possibilita uma perspectiva humanizadora, emancipatória e inclusiva e Analisar o uso dos projetos na aprendizagem significativa no âmbito da educação infantil. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com aproximação colaborativa da pesquisadora, uma vez que o universo a ser pesquisado se tratava de uma escola particular que iniciou a prática de trabalho pedagógico com projetos em 2017. A coleta de dados foi realizada mediante tematização da prática. Participaram da pesquisa 5 (cinco) professoras, que se disponibilizaram em fazer parte da pesquisa e 82 estudantes da Educação Infantil das séries em que as atividades dos Projetos foram desenvolvidas. Esse procedimento consistiu na proposição de análise das atividades didáticas propostas pelas professoras, buscando estudar as teorias e perceber as intervenções necessárias ao longo do processo. Como contribuição metodológica ainda se analisou as percepções das professoras, alunos e da pesquisadora, em uma triangulação reflexiva, por meio de um conjunto de eixos temáticos dispostos didaticamente em 4 C’s (Contexto, Currículo, Composição e Compartilhamento). Conclui-se que a análise sobre o trabalho com projetos confere significado às novas possibilidades de organização do espaço escolar no âmbito da Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis research was developed in the Master's Program in Education from the “Universidade do Oeste Paulista”, linked to research line 1: Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity, it`s object of study was the Project Pedagogy and its contributions to the organization of the school space in the Early Childhood Education. Pedagogical studies have discussed the contributions of different teaching and learning methodologies to the formation of an active, critical, reflective and autonomous student. The principles of a traditionalist pedagogy, centered on the figure of a teacher with knowledge and the passivity of the student, no longer correspond to the current demands of education. In this sense, the objective was to analyze how Project Pedagogy contributes to the organization of a student-centered early childhood education space, turning it into a more interactive and dynamic perspective for all. Specifically the main goal was to: Verify how project work contributes to the whole formation of students; Identify how the development of project activities enables a humanizing, emancipatory and inclusive perspective and analyze the use of projects in a meaningful learning in the field of early childhood education. The research had a qualitative approach with nuances of case study, since the environment researched was a private school that began the practice of pedagogical work with projects in 2017. Data collection was performed through thematization of the practice. THERE WERE 5 (five) teachers who volunteered to be part of the research and 82 students of kindergarten in the grades in which the project activities were developed. This procedure consisted of the proposition of analysis of the didactic activities proposed by the teachers, seeking to study the theories and understanding the necessary interventions throughout the process. As a methodological contribution the perceptions of teachers, students and the researcher were also analyzed, in a reflexive triangulation, through a set of thematic axes arranged in 4 C's - In Portuguese- (Context, Curriculum, Composition and Sharing). It is concluded that the analysis of working with projects gives meaning to the new possibilities of organization of the school space in the scope of early childhood education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-03-09T12:57:09Z No. of bitstreams: 2 Denise Alessi Delfim de Carvalho.pdf: 1333609 bytes, checksum: dd061efaf4214d0632eb504c437af775 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-09T12:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Denise Alessi Delfim de Carvalho.pdf: 1333609 bytes, checksum: dd061efaf4214d0632eb504c437af775 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-01-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3543/Denise%20Alessi%20Delfim%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPedagogia de projetospor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectProject pedagogypor
dc.subjectChild educationpor
dc.subjectSchool spacepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia de projetos na educação infantil: os significados na organização do espaço escolarpor
dc.title.alternativePedagogy of projects in childhood education: the meanings in the organization of school spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Alessi Delfim de Carvalho.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons