Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Skills curriculum: analysis of conceptions and practices of high school Geography teachers
Autor: MONTEIRO, Maurício Aparecido 
Primeiro orientador: Gebran, Raimunda Abou
Primeiro membro da banca: Fürkotter, Monica
Segundo membro da banca: Constantino, Paulo Roberto Prado
Resumo: Este trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade.
Abstract: This work was linked to the research line entitled “Training and action of the teaching professional and educational practices”, of the Graduate Program in Education - Master, University of Oeste Paulista, seeking to understand the conceptions and practices of Geography teachers from the Competency Curriculum. The current proposal for the Skills Curriculum was implemented in the Technical Schools, at the Paula Souza Center High School from 2007. After ten years of its implementation, it is considered necessary to analyze and reflect on how the agents, in this case, the teachers appropriated the proposal and how they materialize it in the context of the classroom. Thus, it is configured as a research problem: how do the Geography teachers who work at the Paula Souza Center High School conceive and enable the curriculum by skills in their pedagogical practice? Therefore, it was defined as a general objective to analyze and understand the conceptions and practices of the geography teachers at the Paula Souza Center of the Presidente Prudente Region in the implementation of the High School Competency Curriculum. The work is constituted by a qualitative research, adopting as methodological procedures: questionnaires, semi-structured interviews and observation of the teaching, besides the documentary analysis of the Curriculum Proposal by the Center of Skills Paula Souza for the High School, in the Geography discipline. The participants are five teachers, who are part of four high schools and Vocational Education Paula Souza Center: two schools in Presidente Prudente, one in Presidente Venceslau and one in Teodoro Sampaio. The analysis of the collected data was based on Bardin's Content Analysis, in which five categories were defined: Teachers' conceptions of competences, Geography content approach, Methodological propositions and procedures, Evaluative practices and Teacher's limits and possibilities. Geography by competences. The result of the research showed that teachers had difficulties in understanding what is teaching by competences. However, it was also noticed that with innovative practices, in line with a significant learning approach to the contents, the use of active methodologies and continuous, inclusive diagnostic assessments, contributed to a teaching practice by quality competences.
Palavras-chave: Currículo por competências
Ação docente
Professor de geografia
Ensino médio
Skills curriculum
Teaching action
Geography teacher
High school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Data de defesa: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maurício Aparecido Monteiro.pdf749,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons