???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração
Título(s) alternativo(s): The use of Team-Based Learning (TBL) methodology: perceptions about learning accounting learning in Administration Technical Course
Autor: GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Segundo membro da banca: Santos , Danielle Aparecida do Nascimento dos
Resumo: A presente dissertação, inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, teve por objetivo geral avaliar as contribuições do uso da metodologia ativa de aprendizagem Team-Based Learning (TBL), aliada ao aplicativo TBL Active, para aprendizagem de conceitos básicos de Contabilidade no Curso Técnico em Administração. A base teórica para discutir a metodologia TBL amparou-se nos autores Berbel, Bollela, Krug et al e Michaelsen; para discutir a aprendizagem experiencial, o respaldo esteve nos autores Krakauer, Pepler, Peterson e Pimentel; e os fundamentos das metodologias ativas e tecnologias pautaram-se nos autores Coll e Monereo, Dewey, Moran e Valente. A pesquisa quali-quantitativa, do tipo intervenção, foi realizada em uma turma de 40 estudantes da disciplina de Processos Operacionais Contábeis, do Curso Técnico em Administração, em uma escola pública de uma cidade de pequeno porte, no interior de São Paulo. A coleta de dados envolveu observação durante todo o processo de intervenção; além de entrevista com o docente e questionários para os discentes. A entrevista diagnóstica com o docente visou identificar os métodos utilizados por ele no processo de ensino; e entrevista ao final da intervenção visou avaliar suas percepções quanto à metodologia empregada e os resultados alcançados. Aos estudantes foram aplicados questionários com objetivos diversos, sendo o inicial para verificar o perfil de cada um. Durante a intervenção, para obter dados pertinentes ao processo de construção da aprendizagem, um mesmo questionário teve duas aplicações: a individual, no início da atividade, para verificar a aprendizagem de cada estudante acerca do conteúdo trabalhado, e outra para discussão do mesmo questionário e resolução por consenso da equipe formada; sendo todas as respostas analisadas pelos documentos gerados pelo TBL Active. Ao final da intervenção foram aplicados, de forma online, um questionário para verificar a percepção da aprendizagem individual e por equipe; e outro para analisar a vivência dos discentes no processo de aprendizagem dos conceitos pertencentes ao conteúdo de Contabilidade, com uso do TBL. Todos os dados coletados foram analisados a partir das seguintes categorias: aprendizagem experiencial da Contabilidade; aprendizagem colaborativa em equipe; e validação do TBL. Os resultados evidenciaram que ocorreu uma aprendizagem experiencial da Contabilidade e houve um índice crescente de acertos ao comparar respostas individuais e em equipe. O docente relatou que a intervenção aplicada alcançou resultados superiores aos de outros métodos. Dos discentes, 81,5% concordaram totalmente que o trabalho em equipe proporcionou a aprendizagem colaborativa e 85,2% concordaram que o uso da tecnologia em sala proporcionou facilidade e praticidade às aulas. O TBL foi validado por discentes e docente que destacou sua pretensão em usá-lo novamente e ressaltou que a metodologia propiciou a participação ativa e a aprendizagem significativa do conteúdo.
Abstract: The present dissertation, inserted in the Master Degree in Education of the University of the West Paulista, in the line of research Formation and Pedagogic Practice of the Teaching Professional, had as it’s main goal evaluate the contributions of the usage of the active learning methodology TEAM-BASED LEARNING (TBL), allied to the app TBL Active, to the learning of basic concepts of Accountancy in the Administration Technical Course. The theoretic base to discuss the TBL methodology supported it-self in the authors Berbel, Bollela, Krug et al and Michaelsen; to discuss the experiential learning , the backing was on the authors Krakauer, Pepler, Peterson and Pimentel; and the foundation of the active methodology and technological were guided in the authors Coll and Monereo, Dewey, Moran and Valente. The quality and quantity research, of the intervention kind, was executed in a class with 40 students of the subject accounting operational process of the Technical Administration Course, in a public school in a small size city, in the inland of São Paulo. The gather of data involved the observation during the whole intervention process; beyond the interview with the teacher and the questionnaire with the students. The diagnosis interview with the teacher aimed identify the methods used by the teacher in the teaching process; the interview at the end of the of the intervention aimed evaluating the teacher’s perception regarded to the methodology applied and the results reached. To the students were applied questionnaires with different goals, being the first to verify the profile of each one of the students. During the intervention, to obtain pertinent data of the learning construction progress, the same questionnaire had two different applications: the individual, at the beginning of the activity, to verify each student learning about the content worked, and the other one is to the discussion of the same questionnaire giving the answers by consensus of the team formed; being all the answers analyzed by the documents generated by the TBL Active. At the end of the intervention were applied, online, one questionnaire to verify the perception of the individual learning and the team learning; and another one to analyze the experience of the students in the learning process of the concepts within the accounting topic, with the usage of the TBL. All the data collected were analyzed from the following categories: the practical accounting learning; the collaborative team learning; and the TBL validation. The results evidenced that occurred a practical learning of the accounting and there was a crescent rate of hits by comparing the individual answers and the team ones. The professor reported that the applied intervention reached superior results over other methods. From the students, 81,5% totally agreed that the team work provided collaborative learning and 85,2%agreed that the use of technology in the classroom provided easiness and practicality to the classes. The TBL was validated by students and teacher who highlighted that intend to use it again and stressed that the methodology provided the active participation and the significant learning of the content.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Team-based learning
TBL Active
Contabilidade
Ensino técnico
Active methodology
Team-based learning
TBL Active
Accountancy
Technical Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: GIACOMELLI, Sandra Cristina Pelegrini. O uso da metodologia TEAM-BASED LEARNING (TBL) aliada à tecnologia: percepções sobre a aprendizagem de contabilidade básica no Curso Técnico em Administração. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1256
Data de defesa: 22-Jan-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Cristina Pelegrini Giacomelli.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons