Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The Teaching of Geography in the process of training and action of teachers of the Early Years of Elementary School
Autor: NASCIMENTO, Adriano Aparecido do 
Primeiro orientador: Gebran, Raimunda Abou
Primeiro membro da banca: Dias, Carmen Lúcia
Segundo membro da banca: Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, especificamente à linha de pesquisa Formação e ação profissional docente e práticas educativas. A relação do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a implicância da formação do docente na sua prática no ensino da disciplina é uma das premissas deste estudo. O objetivo principal consistiu em analisar o processo de formação do docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como se configura a sua ação pedagógica ao trabalhar os conceitos básicos de Geografia nesse nível de ensino. Para tanto, foi selecionada uma Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. O processo investigativo analisou também a importância do ensino da disciplina na formação do aluno. Os objetivos específicos permitiram traçar o perfil profissional e pessoal dos docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais as propostas pedagógicas de formação docente para a metodologia de Ensino de Geografia, por meio de pesquisa nos documentos oficiais de política de formação docente; analisar quais as concepções dos docentes pesquisados sobre o Ensino de Geografia; e, com a utilização dos instrumentos de pesquisa (questionários e observação de regência), analisar a formação docente e sua relação com o processo de ensino da disciplina, observando como sua formação é refletida em sua ação, mediante a análise dos seguintes quesitos: abordagem do conteúdo, utilização de procedimentos e recursos inovadores, interações na sala de aula e práticas avaliativas utilizadas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Foram utilizados os seguintes procedimentos na pesquisa: aplicação de questionário, com questões fechadas e abertas, análise documental (Legislação e Orientações Curriculares) e observações em sala de aula. Para a análise dos dados coletados recorreu-se à técnica de Bardin (2010), com a devida triangulação metodológica aplicada aos dados (compreensão, interpretação e dialetização). Evidenciou-se que a formação e a ação docente caminham juntamente nesse processo e que a formação inicial é insuficiente para uma prática de ensino efetiva para o Ensino de Geografia, demonstrando que a ação docente é permeada muito mais pelo senso de responsabilidade própria do docente do que pela formação inicial recebida, reiterando a necessidade do investimento em formação continuada, o que leva o docente a entender que o processo de formação é contínuo e diversos são os sujeitos que compõem esse processo, cabendo a ele agir com responsabilidade e em conjunto com todos os indivíduos que formam a comunidade escolar para uma prática eficiente no Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This research is linked to the Graduate Program in Education of Unoeste, specifically to the research line Training and teaching professional action and educational practices. The relationship between geography teaching in the early years of elementary school and the implication of teacher education in their practice in the teaching of the discipline is one of the premises of this study. The main objective was to analyze the teacher's training process of the Early Years of Elementary School and how their pedagogical action is configured by working on the basic concepts of Geography at this level of education. To this end, a School of the Early Years of Elementary School of a small city in the interior of São Paulo was selected. The investigative process also analyzed the importance of teaching the discipline in the student's education. The specific objectives allowed to trace the professional and personal profile of teachers working in the Early Years of Elementary School; identify which pedagogical proposals of teacher education for the geography teaching methodology, through research in the official documents of teacher education policy; to analyze the conceptions of the teachers surveyed about geography teaching; and, with the use of research instruments (questionnaires and conducting observation), analyze teacher education and its relationship with the teaching process of the discipline, observing how its training is reflected in its action, through the analysis of the following requirements: content approach, use of innovative procedures and resources, interactions in the classroom and evaluation practices used. The research is characterized as qualitative, configuring itself as a case study. The following procedures were used in the research: questionnaire application, with closed and open questions, documentary analysis (Legislation and Curriculum Guidelines) and observations in the classroom. For the analysis of the collected data, the Bardin technique (2010) was used, with the proper methodological triangulation applied to the data (comprehension, interpretation and dialectization). It was evidenced that teacher training and action go hand in hand in this process and that initial training is insufficient for an effective teaching practice for geography teaching, demonstrating that the teaching action is permeated much more by the teacher's sense of own responsibility than by the initial training received, reiterating the need for investment in continuing education, which leads the teacher to understand that the training process is continuous and is diverse subjects who are the subjects that they compose this process, and it is up to him to act responsibly and together with all the individuals who form the school community for an efficient practice in the Teaching of Geography in the Early Years of Elementary School.
Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ensino de Geografia
Formação Docente
Ação Docente
Early Years of Elementary School
Geography teaching
Teacher Training
Teacher Action
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: NASCIMENTO, Adriano Aparecido do. O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262
Data de defesa: 5-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Aparecido do Nascimento.pdf781,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons