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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1265
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pedagogia de projetos: processos formativos na parceria entre a educação formal e não-formal |
Título(s) alternativo(s): | Project pedagogy: formative processes in the partnership between formal and non-formal education |
Autor: | TOLEDO, Mayra Almeida |
Primeiro orientador: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
Primeiro membro da banca: | Souza Filho, Moacir Pereira de |
Segundo membro da banca: | Pessoa, Alex Sandro Gomes |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado esteve vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 1: “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade”. O eixo temático principal é a Pedagogia de Projetos, vislumbrada como possibilidade de conceber uma cultura de aprendizado baseada no trabalho do estudante para a resolução de problemas cotidianos ou sociais, com o apoio e incentivo do professor. Os ambientes de educação não-formal, como os projetos sociais em comunidades com problemas socioeconômicos e/ou projetos de desenvolvimento sustentável em parceria com organizações sociais, podem ser espaços privilegiados para que sejam abordados temas transversais em parceria com a escola formal. Tendo em vista a estruturação de uma parceria entre uma escola pública de formação básica e um projeto socioambiental, em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo, e a possibilidade de desenvolver projetos nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo principal analisar de que maneira o desenvolvimento de atividades educacionais oriundas de uma parceria entre escola e projeto socioambiental, utilizando a Pedagogia de Projetos como estratégia, pode auxiliar na aprendizagem dos estudantes sobre temas relacionados ao meio ambiente e educação ambiental. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública municipal no interior do Estado de São Paulo. A partir da observação participante, foram elaborados diários de bordo, os quais foram analisados mediante categorias elencadas a partir de autores que discutem o tema Pedagogia de Projetos. Para a composição dos diários de bordo, a pesquisadora utilizou-se das produções dos estudantes e depoimentos espontâneos dos professores e estudantes. Os registros foram realizados por meio de texto escrito, imagens, áudio e vídeo. A análise descritiva interpretativa dos dados foi realizada mediante a leitura sistematizada das anotações em diário de bordo, confrontando com os referenciais teóricos. Foram geradas 3 categorias analíticas: a) Potencialidades e especificidades dos estudantes. b) Parceria entre educação formal e não-formal – desafios. c) Potencial dos Temas Transversais e da estratégia de projetos. Nessas categorias foram consideradas as reflexões sobre o envolvimento dos estudantes, o nível real de parceria entre a escola e o projeto socioambiental e o tratamento das informações no projeto sobre o tema transversal educação ambiental. Como resultados, pode-se obter uma série de informações sobre o percurso de estruturação e desenvolvimento de uma parceria desse porte e a percepção de que o envolvimento dos professores é fundamental para que o processo possa ser fortalecido. Os estudantes envolveram-se e aprenderam com o processo, mas seria mais interessante se houvesse uma efetiva parceria também dos profissionais dos contextos formal e não-formal. Concluiu-se que a Pedagogia de Projetos é uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de um processo de aprendizagem em que o estudante obtém autonomia e envolvimento para o trabalho com temas transversais, e que a parceria entre educação formal e não-formal necessita de grande empenho da equipe gestora e docente na definição das estratégias de ensino e de aprendizagem. |
Abstract: | This master's dissertation was linked to the Graduate Program in Education of Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in Research Line 1: “Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity”. The main thematic axis is Project Pedagogy, envisioned as the possibility of conceiving a learning culture based on student work to solve everyday or social problems, with the support and encouragement of the teacher. Non-formal education environments, such as social projects in communities with socioeconomic problems and / or sustainable development projects in partnership with social organizations, can be privileged spaces to address cross-cutting themes in partnership with the formal school. With a view to structuring a partnership between a public elementary school and a social and environmental project in a medium-sized municipality in the interior of the state of São Paulo, and the possibility of developing projects in this context, the research aimed to analyze How the development of educational activities arising from a partnership between school and social and environmental project, using Project Pedagogy as a strategy, can help students learn about issues related to the environment and environmental education. The qualitative approach research was conducted in a municipal public school in the interior of the state of São Paulo. From the participant observation, logbooks were prepared, which were analyzed through categories listed from authors who discuss the theme Project Pedagogy. For the composition of logbooks, the researcher used the productions of students and spontaneous statements of teachers and students. The records were made through written text, images, audio and video. Descriptive descriptive analysis of the data was performed by systematically reading the logbook notes, confronting the theoretical references. Three analytical categories were generated: a) Potentialities and specificities of the students. b) Partnership between formal and non-formal education - challenges. c) Potential of Cross-cutting Themes and Project Strategy. These categories considered the reflections on student involvement, the real level of partnership between the school and the socio-environmental project and the treatment of information in the project on the cross-cutting environmental education theme. As a result, we can get a lot of information about the path of structuring and development of such a partnership and the perception that the involvement of teachers is fundamental for the process to be strengthened. Students got involved and learned from the process, but it would be more interesting if there was an effective partnership also from professionals in the formal and non-formal contexts. It was concluded that Project Pedagogy is a strategy that enables the development of a learning process in which the student obtains autonomy and involvement to work with cross-cutting themes, and that the partnership between formal and non-formal education needs great commitment. of the management and teaching staff in the definition of teaching and learning strategies. |
Palavras-chave: | Pedagogia de projetos Educação não-formal Temas transversais Project pedagogy Non-formal education Cross-cutting Themes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | TOLEDO, Mayra Almeida. Pedagogia de projetos: processos formativos na parceria entre a educação formal e não-formal. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1265 |
Data de defesa: | 7-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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