Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269
Tipo do documento: Dissertação
Título: O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
Título(s) alternativo(s): The professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of work
Autor: BASSAN, Renata Quenca 
Primeiro orientador: Oliveira , Maria Eliza Nogueira
Primeiro membro da banca: Alaniz, Érika Porceli
Segundo membro da banca: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Resumo: Esta dissertação de Mestrado se desenvolveu no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil identitário profissional de docentes do ensino superior privado no contexto da reorganização do trabalho. Nesse sentido, adotou-se uma perspectiva crítica, analisando o fenômeno considerando, sobretudo, os aspectos sócio-históricos, políticos e econômicos de modo que o contexto investigado não fosse tratado de forma isolada, mas relacionado a uma totalidade. Em relação ao perfil identitário do profissional docente, a presente pesquisa se fundamenta nos estudos de Claude Dubar. Para a consecução deste objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa e empírica, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em um município de médio porte do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se a análise de conteúdo com base no levantamento das categorias relacionadas ao perfil identitário desses docentes, cujo resultado demonstrou um processo de intensificação e precarização do trabalho, revelando mutações na identidade profissional ocasionada por momentos de tensão e insatisfação.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Research Line "Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity", of the Post-Graduation Program in Education of Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The general objective of the research is to analyze the professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of work. In this sense, a critical perspective was adopted, analyzing the phenomenon considering, above all, the socio-historical, political and economic aspects so that the investigated context was not treated in isolation, but related to a totality. Regarding the identity profile of the teaching profession, this research is based on the studies of Claude Dubar. In order to achieve this objective, a qualitative and empirical research was conducted at a Private Higher Education Institution located in a medium-sized municipality in the State of São Paulo. The data were obtained through semi-structured interviews with five teachers. After transcription of the interviews, content was analyzed in which categories related to the identity profile of these teachers were raised, whose result showed a process of intensification and precarization of work, revealing mutations in the professional identity caused by moments of tension and dissatisfaction.
Palavras-chave: Ensino superior privado
Precarização
Trabalho docente
Identidade profissional
Mercantilização
Neoliberalismo
Private higher education
Precariousness
Teaching work
Professional identity
Mercantilization
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BASSAN, Renata Quenca. O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269
Data de defesa: 22-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Quenca Bassan.pdf708,92 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons