Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Teacher education for inclusion of students with autism spectrum disorders in higher education
Autor: REZENDE, Rosana Meire Cazadei 
Primeiro orientador: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Primeiro membro da banca: Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Segundo membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Resumo: O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação, Nível de Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente (SP). O ingresso de estudantes com Transtornos do Espectro Autista nas Instituições de Ensino Superior é uma realidade e um desafio, em especial para os docentes, que devem atender suas especificidades, respeitando suas diferenças e permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades. O novo aspecto do cenário educacional, centrado na obrigatoriedade da inserção de estudantes autistas no ensino regular (da educação básica à universidade) instigou a realização desta pesquisa, cujo objetivo foi Analisar o perfil da formação teórica e prática dos docentes e coordenadores da Instituição de Ensino Superior pesquisada para atuarem na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, envolvendo entrevista semiestruturada com nove professores participantes (um de cada curso de graduação) e nove docentes coordenadores dos referidos cursos, em uma faculdade particular de um município de porte médio do Norte do Paraná. Os dados obtidos da entrevista (tematização e discussão dos conteúdos das falas dos entrevistados) foram analisados de acordo com o aporte teórico semiótico vigotskiano. Os resultados contribuíram para o debate acadêmico-científico como indicadores das necessidades específicas dos docentes de Ensino Superior para uma ação crítico-reflexiva de inclusão universitária dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista.
Abstract: This study researches in the line Training and Action of the Professional Teacher and Educational Practices of the Graduate Program in Education, Master's Degree, at Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, Presidente Prudente (SP). The entry of students with Autism Spectrum Disorders in Higher Education Institutions is a reality and a challenge, especially for teachers, who must meet their specificities, respecting their differences and allowing the development of their potential. The new aspect of the educational scenario, centered on the compulsory inclusion of autistic students in regular education (from basic education to university) prompted this research, whose objective is to analyze the profile of the theoretical and practical formation of the teachers and coordinators researched for to include students with Autism Spectrum Disorders in higher education. The research approach is qualitative in nature, involving a semi-structured interview with nine participating professors (one from each undergraduate course) and nine coordinating teachers of these courses, in a private college of a medium-sized municipality in Northern Paraná. The data obtained from the interview (thematization and discussion of the speech contents of the interviewees) were analyzed according to the Vigotskian semiotic theoretical framework. The results contributed to the academic-scientific debate as indicators of the specific needs of higher education teachers for a critical-reflexive action of university inclusion of students with Autism Spectrum Disorders.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Formação docente
Ensino superior
Inclusive education
Autism spectrum disorders
Teacher training
Higher education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: REZENDE, Rosana Meire Cazadei. Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270
Data de defesa: 21-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Meire Cazadei Rezende.pdf882,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons