Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1275
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Competência leitora em língua materna no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Reader in native language competence in primary education |
Autor: | Pupim, Lucilene dos Santos Silva |
Primeiro orientador: | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan |
Primeiro membro da banca: | Parisotto , Ana Luzia Videira |
Segundo membro da banca: | Gebran, Raimunda Abou |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar como ocorre a compreensão leitora em língua materna na Educação Fundamental II. Envolveu, como sujeitos, alunos do oitavo ano (sétima série) deste nível escolar, de uma escola pública de um município da Região de Presidente Prudente (SP). O objeto da análise se limitou às respostas dadas pelos alunos às questões (de interpretação dos textos contidos em uma Antologia, organizada pela pesquisadora), aplicadas para identificação do perfil dos leitores pesquisados. Justificou-se a importância da investigação proposta, em razão dos desafios que ainda se colocam ao professor na construção de leitores aptos a uma compreensão total do texto, incluindo a interação dos receptores com o contexto do texto e do autor, como recomendam os estudos semióticos de Mikhail Bakhtin e de outros estudiosos do assunto, de acordo com as referências bibliográficas selecionadas. Como resultados, a partir da análise dos dados obtidos, foi efetuada uma identificação dos modos incompletos de leitura dos alunos como potenciais indicadores dos conceitos e práticas de ensino de leitura, trabalhados com os sujeitos da pesquisa, neste nível de escolarização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com base em estudos de Ludke e André (1986) e de Gonsalves (2005); constaram, ainda, nas referências, os pressupostos teóricos da Semiótica Russa Bakhtiniana (1986) e outros estudos, que auxiliaram para confirmar a hipótese inicial da existência de procedimentos metodológicos inadequados para a formação de leitores críticos no Ensino Fundamental, um problema que, lamentavelmente, continua a desafiar educadores dos diferentes níveis de ensino |
Abstract: | This paper analyzes how reading comprehension in mother tongue in Elementary Education II occurs. Involved as subjects, students in the eighth grade (seventh grade) level of this school, a public school in a town in the region of Presidente Prudente (SP). The object of the analysis was limited to the answers given by students to the issues (interpretation of the texts contained in an anthology, organized by the researcher), applied to identification of the profile of the readers surveyed. Justified the importance of the proposed research, because of the challenges still faced by the teacher in the building eligible for a full understanding of the text, including the interaction of receptors with the textual context of the author and readers, as recommended by semiotic studies Mikhail Bakhtin and other scholars of the subject, according to the references selected. As results from the data analysis was performed identification of incomplete ways of reading the students as potential indicators of the concepts and practices of teaching reading, worked with the research subjects, this level of schooling. This was a qualitative study, based on studies Ludke and André (1986) and Gonsalves (2005); still consisted, in the references, the theoretical assumptions of semiotics Russian Bakhtinian (1986) and other studies, which helped to confirm the initial hypothesis of inadequate for the formation of critical readers in elementary school, a problem that, unfortunately methodological procedures, continues to challenge educators of different levels of education. |
Palavras-chave: | Ensino Leitura de Leitura Aprendizagem Educação Fundamental Teaching Learning of Reading Levels of Reading Elementary education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | PUPIM, Lucilene dos Santos Silva. Competência leitora em língua materna no ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1275 |
Data de defesa: | 27-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucilene dos Santos Silva Pupim.pdf | Documento principal. | 1,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons