Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPupim, Lucilene dos Santos Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2731222472554066por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.referee1Parisotto , Ana Luzia Videira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961313550477392por
dc.contributor.referee2Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.date.accessioned2020-07-22T14:35:34Z-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.identifier.citationPUPIM, Lucilene dos Santos Silva. Competência leitora em língua materna no ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1275-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar como ocorre a compreensão leitora em língua materna na Educação Fundamental II. Envolveu, como sujeitos, alunos do oitavo ano (sétima série) deste nível escolar, de uma escola pública de um município da Região de Presidente Prudente (SP). O objeto da análise se limitou às respostas dadas pelos alunos às questões (de interpretação dos textos contidos em uma Antologia, organizada pela pesquisadora), aplicadas para identificação do perfil dos leitores pesquisados. Justificou-se a importância da investigação proposta, em razão dos desafios que ainda se colocam ao professor na construção de leitores aptos a uma compreensão total do texto, incluindo a interação dos receptores com o contexto do texto e do autor, como recomendam os estudos semióticos de Mikhail Bakhtin e de outros estudiosos do assunto, de acordo com as referências bibliográficas selecionadas. Como resultados, a partir da análise dos dados obtidos, foi efetuada uma identificação dos modos incompletos de leitura dos alunos como potenciais indicadores dos conceitos e práticas de ensino de leitura, trabalhados com os sujeitos da pesquisa, neste nível de escolarização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com base em estudos de Ludke e André (1986) e de Gonsalves (2005); constaram, ainda, nas referências, os pressupostos teóricos da Semiótica Russa Bakhtiniana (1986) e outros estudos, que auxiliaram para confirmar a hipótese inicial da existência de procedimentos metodológicos inadequados para a formação de leitores críticos no Ensino Fundamental, um problema que, lamentavelmente, continua a desafiar educadores dos diferentes níveis de ensinopor
dc.description.abstractThis paper analyzes how reading comprehension in mother tongue in Elementary Education II occurs. Involved as subjects, students in the eighth grade (seventh grade) level of this school, a public school in a town in the region of Presidente Prudente (SP). The object of the analysis was limited to the answers given by students to the issues (interpretation of the texts contained in an anthology, organized by the researcher), applied to identification of the profile of the readers surveyed. Justified the importance of the proposed research, because of the challenges still faced by the teacher in the building eligible for a full understanding of the text, including the interaction of receptors with the textual context of the author and readers, as recommended by semiotic studies Mikhail Bakhtin and other scholars of the subject, according to the references selected. As results from the data analysis was performed identification of incomplete ways of reading the students as potential indicators of the concepts and practices of teaching reading, worked with the research subjects, this level of schooling. This was a qualitative study, based on studies Ludke and André (1986) and Gonsalves (2005); still consisted, in the references, the theoretical assumptions of semiotics Russian Bakhtinian (1986) and other studies, which helped to confirm the initial hypothesis of inadequate for the formation of critical readers in elementary school, a problem that, unfortunately methodological procedures, continues to challenge educators of different levels of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2020-07-22T14:35:34Z No. of bitstreams: 2 Lucilene dos Santos Silva Pupim.pdf: 1890325 bytes, checksum: 1a6b3bed5a729fe78d5becb4b9d9d310 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T14:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucilene dos Santos Silva Pupim.pdf: 1890325 bytes, checksum: 1a6b3bed5a729fe78d5becb4b9d9d310 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3828/Lucilene%20dos%20Santos%20Silva%20Pupim.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeitura de Leiturapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação Fundamentalpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearning of Readingeng
dc.subjectLevels of Readingeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCompetência leitora em língua materna no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeReader in native language competence in primary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucilene dos Santos Silva Pupim.pdfDocumento principal.1,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons