Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1276
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Percepções dos professores de um curso de pedagogia sobre o uso das mídias em sala de aula: Algumas reflexões |
Título(s) alternativo(s): | Communication and education: initial reflections on the convergence of these fields in teacher training |
Autor: | Lepre, Leonardo Ribelatto |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Lima, Claudia Maria de |
Segundo membro da banca: | Terçariol, Adriana Aparecida de Lima |
Resumo: | Considerando-se que para o desenvolvimento da educação é fundamental a comunicação, o contexto e a cultura, este trabalho aborda a interdependência dos sujeitos envolvidos nesta relação. Entender essas relações para que possam formar-se sujeitos emancipados é fundamental, pois, dessa forma, a sociedade, a escola e os processos educativos serão beneficiados. Nessa perspectiva, esta dissertação visa refletir acerca do uso das mídias e da relação entre Comunicação e Educação na visão dos docentes do Ensino Superior, neste caso específico, no curso de Pedagogia de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Ao analisar a mídia aliada à educação, não se pode tomar sentidos maniqueístas, mas considerar o desvelamento dos níveis de linguagem, a problematização dos meios na cultura e as transformações que elas podem provocar na subjetividade e no funcionamento da cultura, uma vez que contribui para a construção de sentidos tanto sobre a performance individual e coletiva quanto sobre a realidade sociocultural. A metodologia utilizada neste estudo teve abordagem qualitativa, com opção pelo estudo de caso e utilização de entrevistas. Os resultados mostraram as mídias e a comunicação presentes no desenvolvimento das atividades docentes dos sujeitos investigados, no entanto, com fortes características tecnológicas e pouco humanizadoras. Também ficou clara a possibilidade do relacionamento da comunicação com a educação, entretanto, com exigências na formação deste profissional, para que possa entender e desenvolver a educomunicação de modo que ela assuma o seu potencial emancipador. |
Abstract: | This work justifies itself by the interdependence of those involved in the relationship, for the development of education communication and culture are fundamental. Understand these relationships are fundamental to form emancipated subjects this way society, school and the educative processes will be beneficiated. The aim of this work is to was to have access so that is possible to reflect on the image of media and the relation between Communication and Education for professors of an university, in this case, one faculty of education of an private institution of São Paulo State. When thinking media allied to education we can not take Manichaean way, but consider unveiling of language levels, the questioning of media in the culture and the transformation those could promote in the subjectivity and culture structure, since they contribute to build meaning in the individual performance as the collective and social culture reality. The methodology used in this study was qualitative approach, with option for case study and use of interviews. The results showed the media and communication in the development of the present teaching activities of the investigated subjects, however, with strong technological characteristics and less humanizing. It also became clear the possibility of the relationship between communication and education, though is necessary training and professional development so those can understand and develop the educational-communication with emancipatory potential. |
Palavras-chave: | Educomunicação Mídia e Educação Educação e Comunicação Educommunication Media and Education Education and Communication |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | LEPRE, Leonardo Ribelatto. Percepções dos professores de um curso de pedagogia sobre o uso das mídias em sala de aula: Algumas reflexões. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1276 |
Data de defesa: | 6-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leonardo Ribelatto Lepre.pdf | Documento principal. | 486,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons