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dc.creatorSantos, Paula Renata Amorin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826395890384174por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Alaniz, Erika Porceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575por
dc.contributor.referee2Gomes, Alberto Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624279208302164por
dc.date.accessioned2020-07-24T17:42:05Z-
dc.date.issued2015-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Paula Renata Amorin. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278-
dc.description.resumoO presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de uma política pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suas potencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa de análise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos e experiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes à legislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012. Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuada dos professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcance de 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacional brasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suas fragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilização de premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referência à alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso das tecnologias digitais.por
dc.description.abstractThe present study is linked to the Line of Research 1 – Educational Institution: Organization and Management, of the Master's Program on Education from Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), from Presidente Prudente – SP. The object of study is the National Pact for Alphabetization at Correct Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC-2012). It is an initiative from the Brazilian Education Ministry (Ministério da Educação – MEC) as a public educational politic, which seeks the eradication of non-alphabetization in Brazil. It has as main objective to analyze PNAIC-2012 while public politic destined to alphabetization, highlighting its potentialities and fragilities. It consists in an analytical and interpretative research of documentary and bibliographical analyses. The theoretical base relies on studies and experiences gathered from other authors who already have addressed the theme, documents referring to the Brazilian legislation, meaningful resolutions of the elaboration and implementation of PNAIC-2012. The results point to the potentialities of the Pact as the continuing formation of alphabetization professors, preoccupation with their professionalization and its 90% reach of cities in the country, in addition of being the first Brazilian public educational politic to propose the federal integration (Union, State, City) and for its fragilities the non-existence of a plan of career for the professors, using awarded results from external exams, absence of reference to the ecological alphabetization, sustainability and insufficiency regarding the usage of digital technologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2020-07-24T17:42:05Z No. of bitstreams: 2 Paula Roberta Amorin Santos.pdf: 322557 bytes, checksum: 4bd1a8f74139b6ed9c42caf98bb19848 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-24T17:42:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Paula Roberta Amorin Santos.pdf: 322557 bytes, checksum: 4bd1a8f74139b6ed9c42caf98bb19848 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3850/Paula%20Roberta%20Amorin%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectProfissionalização docentepor
dc.subjectAlphabetizationeng
dc.subjectProfessionalization of Professorseng
dc.subjectPublic Politicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de açãopor
dc.title.alternativeNational pact for alphabetization at correct age (PNAIC-2012): analyses and perspective of actioneng
dc.typeDissertaçãopor
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