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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema unitário e sistema dual do ensino médio propedêutico/ profissionalizante a partir da lei 5.692/71 até a atualidade: argumentos favoráveis e contrários
Título(s) alternativo(s): Unit dual system and the high school system introductory / professional law from 5692 /71 until the news: arguments for and against
Autor: Oliveira, Edilene Cristine Weffort Lourenço de 
Primeiro orientador: Santos Filho, José Camilo
Primeiro membro da banca: Alaniz , Erika Porceli
Segundo membro da banca: Militão, Silvio Cesar Nunes
Resumo: Esta investigação tem como tema sistema unitário e sistema dual do ensino médio propedêutico/profissionalizante a partir da Lei 5.692/71 até a atualidade: argumentos favoráveis e contrários. O tema desta investigação retoma a discussão acerca do contexto histórico-social das rupturas ocorridas nas políticas de educação técnica-profissional brasileira e sua dualidade e integração com o ensino propedêutico da escola de ensino regular. Em relação à educação profissional no Brasil, constatam-se lacunas na realização das ações legais e pedagógicas com o objetivo de integração do ensino médio propedêutico como o profissionalizante. O objetivo desta pesquisa foi analisar tentativas de integração e de superação da dualidade entre o ensino regular médio propedêutico e o ensino técnico-profissionalizante. Neste trabalho buscou-se identificar os aspectos favoráveis e contrários a essas políticas de integração/dualidade. O problema que emerge nesta discussão foi que argumentos são alegados para justificar as articulações, o dualismo ou a integração entre a educação do ensino médio propedêutico profissionalizante, destinado às classes sociais menos favorecidas ao longo da história recente do país? Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, foi utilizado um método descritivo-documental com o uso de fontes primárias, especialmente as Leis e Pareceres educacionais referentes ao ensino médio e técnico, aprovados a partir de 1971 até o presente; e, fontes secundárias para complementar análise do período de estudo desta pesquisa. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre as Políticas Públicas da Educação média no Brasil e sobre a legislação e pareceres do CFE/CNE pertinentes, bem sobre estudos críticos e analíticos relacionados ao ensino médio regular e ao ensino técnico-profissional no período histórico que se iniciou com a vigência da lei 5.692/71 e chega até os dias atuais.
Abstract: This research has as theme high school unitary system and dual system regular / vocational education from the Brazilian Law 5.692 / 71 to the present: arguments for and against. The theme of this research reinitiate the discussion of the historical and social context of the ruptures occurred in the Brazilian technical and vocational education policies and its duality and integration with the regular education of regular school. Regarding to vocational education in Brazil, there are gaps about performing legal and educational activities aimed at integration of the introductory education with the vocational education. The objective of this research was to analyze attempts at integration and overcoming the duality between the regular high school preparatory and technical-vocational education. This study sought to identify the positive aspects and those opposed to the integration / duality policies. The problem that emerges from this discussion was that arguments are alleged to justify dualism or the integration of the regular high school education with the vocational high school education for the less favored social classes along the country's recent history? To achieve the proposed objectives in this study, we used a descriptive-documentary method with using primary sources, especially the laws and educational reports related to high school education and technical approved from 1971 to the present; and secondary sources to supplement analysis of the study of this research period. For this purpose, bibliographic and documentary surveys were conducted on average Education Public Policy in Brazil and on legislation and opinions of the CFE / CNE relevant and on critical and analytical studies related to regular high school and technical-vocational education in the historical period which began with the rule of law 5.692 / 71 and comes to the present day.
Palavras-chave: Políticas Públicas da Educação
Integração
Ensino médio
Ensino profissional
Public Education Policy
Integration
Regular high school
Vocational education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Edilene Cristine Weffort Lourenço de. Sistema unitário e sistema dual do ensino médio propedêutico/ profissionalizante a partir da lei 5.692/71 até a atualidade: argumentos favoráveis e contrários. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1279
Data de defesa: 27-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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