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Tipo do documento: Dissertação
Título: A divulgação de conteúdos íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Disclosure of intimate contents and impacts on school education processes: a case study in the historic-cultural perspective
Autor: MANOEL, Diego Franco 
Primeiro orientador: Francisco, Marcos Vinicius
Primeiro membro da banca: Anjos, Ricardo Eleutério dos
Segundo membro da banca: Coimbra, Renata Maria
Resumo: Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade, bem como ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da perspectiva histórico-cultural. Foi realizado com uma adolescente em uma cidade de médio porte situada no interior do estado de São Paulo, e teve por objetivo analisar as possíveis implicações no processo de educação escolar da adolescente que vivenciou a divulgação de conteúdos íntimos por meio de redes sociais. Foram utilizadas, como instrumentos para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados qualitativos gerados foram analisados por meio de unidades analíticas na perspectiva teórica supracitada. Como resultado, foi possível identificar que a divulgação dos conteúdos íntimos impactou negativamente, além do social, a vida acadêmica da adolescente. Mesmo contando com o apoio do corpo docente e da direção da escola, isso não foi suficiente para que não ocorressem as represálias que culminaram no déficit em seu desempenho escolar. Embora a adolescente tenha apresentado uma recuperação positiva em seu rendimento escolar, os dados apontam que, antes do ocorrido, e mesmo depois, não houve nenhuma mediação por parte da educação escolar ou de membros da própria comunidade. A falta de elaboração e abstrações sobre o tema ainda deixam os/as adolescentes a mercê das condições sociais fetichizadas e imediatistas, o que expõe uma fragilidade do ambiente escolar e evidencia que situações como essas poderiam ser evitadas diante da constante problematização.
Abstract: This master's dissertation is linked to the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista, to the research line Public Policies in Education, training processes and diversity, as well as to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED). It is a case study developed from the historical-cultural perspective. It was carried out with a teenager in a medium-sized city located in the interior of the state of São Paulo, and aimed to analyze the possible implications in the school education process of the teenager who experienced the dissemination of intimate content through social networks. Semi-structured interviews and document analysis were used as instruments for data collection. The qualitative data generated were analyzed using analytical units in the aforementioned theoretical perspective. As a result, it was possible to identify that the dissemination of intimate content had a negative impact on the social and the academic life of the teenager. Even with the support of the teaching staff and the school management, this was not enough to prevent the reprisals that resulted in the deficit in their school performance. Although the teenager showed a positive recovery in her school performance, the data show that, before the event, and even after, there was no mediation by the school education or members of the community itself. The lack of elaboration and abstractions on the subject still leaves teenagers at the mercy of fetishized and immediate social conditions, which exposes a fragility of the school environment and shows that situations like these could be avoided in the face of constant problematization.
Palavras-chave: Divulgação de conteúdos íntimos
Educação escolar
Adolescentes
Psicologia histórico-cultural
Disclosure of intimate content
Schooling
Teenagers
Historical-cultural psychology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MANOEL, Diego Franco. A divulgação de conteúdos íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-cultural. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1291
Data de defesa: 5-Mar-2020
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