Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMANOEL, Diego Franco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4177090430941256por
dc.contributor.advisor1Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee1Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943por
dc.contributor.referee2Coimbra, Renata Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332202889630507por
dc.date.accessioned2020-10-01T17:39:09Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.citationMANOEL, Diego Franco. A divulgação de conteúdos íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-cultural. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1291-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade, bem como ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da perspectiva histórico-cultural. Foi realizado com uma adolescente em uma cidade de médio porte situada no interior do estado de São Paulo, e teve por objetivo analisar as possíveis implicações no processo de educação escolar da adolescente que vivenciou a divulgação de conteúdos íntimos por meio de redes sociais. Foram utilizadas, como instrumentos para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados qualitativos gerados foram analisados por meio de unidades analíticas na perspectiva teórica supracitada. Como resultado, foi possível identificar que a divulgação dos conteúdos íntimos impactou negativamente, além do social, a vida acadêmica da adolescente. Mesmo contando com o apoio do corpo docente e da direção da escola, isso não foi suficiente para que não ocorressem as represálias que culminaram no déficit em seu desempenho escolar. Embora a adolescente tenha apresentado uma recuperação positiva em seu rendimento escolar, os dados apontam que, antes do ocorrido, e mesmo depois, não houve nenhuma mediação por parte da educação escolar ou de membros da própria comunidade. A falta de elaboração e abstrações sobre o tema ainda deixam os/as adolescentes a mercê das condições sociais fetichizadas e imediatistas, o que expõe uma fragilidade do ambiente escolar e evidencia que situações como essas poderiam ser evitadas diante da constante problematização.por
dc.description.abstractThis master's dissertation is linked to the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista, to the research line Public Policies in Education, training processes and diversity, as well as to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED). It is a case study developed from the historical-cultural perspective. It was carried out with a teenager in a medium-sized city located in the interior of the state of São Paulo, and aimed to analyze the possible implications in the school education process of the teenager who experienced the dissemination of intimate content through social networks. Semi-structured interviews and document analysis were used as instruments for data collection. The qualitative data generated were analyzed using analytical units in the aforementioned theoretical perspective. As a result, it was possible to identify that the dissemination of intimate content had a negative impact on the social and the academic life of the teenager. Even with the support of the teaching staff and the school management, this was not enough to prevent the reprisals that resulted in the deficit in their school performance. Although the teenager showed a positive recovery in her school performance, the data show that, before the event, and even after, there was no mediation by the school education or members of the community itself. The lack of elaboration and abstractions on the subject still leaves teenagers at the mercy of fetishized and immediate social conditions, which exposes a fragility of the school environment and shows that situations like these could be avoided in the face of constant problematization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2020-10-01T17:39:09Z No. of bitstreams: 2 Diego Franco Manoel.pdf: 664783 bytes, checksum: 2321e19bcd98f8b5ad5d6a7a4ee9d65a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-01T17:39:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Diego Franco Manoel.pdf: 664783 bytes, checksum: 2321e19bcd98f8b5ad5d6a7a4ee9d65a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/3925/Diego%20Franco%20Manoel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDivulgação de conteúdos íntimospor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectDisclosure of intimate contenteng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectHistorical-cultural psychologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA divulgação de conteúdos íntimos e os impactos nos processos de educação escolar: um estudo de caso na perspectiva histórico-culturalpor
dc.title.alternativeDisclosure of intimate contents and impacts on school education processes: a case study in the historic-cultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Franco Manoel.pdf649,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons