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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas |
Título(s) alternativo(s): | The Voice of the Teacher of Male Sex in Childhood Education and Elementary Education I: A Whisper Silenced by Paradigms |
Autor: | FERREIRA, Eduardo Alberto |
Primeiro orientador: | Francisco, Marcos Vinícius |
Primeiro coorientador: | Mariano, Jorge Luís Mazzeo |
Primeiro membro da banca: | Anjos, Ricardo Eleutério dos |
Segundo membro da banca: | Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e analisou os preconceitos vivenciados pelos professores do gênero masculino em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Assumiu como problemáticas centrais: Os professores participantes desta pesquisa vivenciaram alguma forma de preconceito por serem do gênero masculino? Foram designados para outras funções ou sofreram reconfigurações em sua atuação docente devido ao seu gênero? Quais ações foram tomadas contra preconceitos vivenciados, seja pela gestão escolar e/ou pelo próprio docente? A pesquisa foi balizada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que tem como base epistemológica o materialismo histórico dialético. Participaram da investigação 12 professores do gênero masculino atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, sendo desenvolvida em duas etapas; num primeiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi formado um grupo focal com o intuito de discussão dos preconceitos apresentados no filme brasileiro “Aos teus olhos”. As análises foram realizadas na perspectiva teórica supracitada. Os resultados apontaram que as discussões empreendidas ao longo desta pesquisa apresentaram alguns elementos sobre os preconceitos construídos historicamente com a figura do professor do gênero masculino. Há que se ponderar que o homem na profissão de professor ainda sofre inúmeros preconceitos. Não somente por ser do gênero masculino, mas por assumir uma função demarcada, culturalmente, como predominantemente feminina. Com isso, sua identidade é questionada e suas ações são desmerecidas nos processos de mediação da práxis pedagógica. Ao definirmos funções para cada gênero, atribuímos ações diferenciadas e perpetuamos preconceitos. Ao longo dos últimos séculos, a reorganização constante do sistema capitalista, via expansão da lógica de produção/consumo, também contribuiu para que as mulheres fossem vistas como responsáveis por funções domésticas e maternais e/ou, quando inseridas no mercado de trabalho, ocupassem posições inferiorizadas com menor prestígio social e reconhecimento financeiro. Essa dinâmica levou à precarização docente, embora ela não seja o único fator responsável, e intensificou a visão patriarcal de que essa não seria uma profissão para os homens, já que esses deveriam prover o sustento familiar. Tais aspectos demarcam a necessidade de políticas públicas que tragam à tona a categoria de gênero para o ambiente escolar. |
Abstract: | This research is linked to the research line Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, of the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista (Unoeste), and analyzed the prejudices experienced by male teachers in a city. of medium size in the state of São Paulo. This project assumed as central problems: Do the teachers participating in this research experience any form of prejudice due to being male? Have you been assigned to other roles or experienced reconfigurations of your teaching performance on the grounds of your gender? What actions were taken against the prejudices experienced, either by school management and / or by the teacher himself? The research was based on the perspective of historical-critical pedagogy, which is based on epistemological dialectical historical materialism. Twelve male teachers working in kindergarten and elementary school I participated in the research, being developed in two stages; At first, semi-structured interviews were conducted. Subsequently, we conducted a focus group with the purpose of discussing the prejudices presented in the Brazilian film “Ao thy Eyes”. The analyzes were performed from the above theoretical perspective. The results showed that the discussions undertaken throughout this research presented some elements about the prejudices historically constructed with the male teacher figure. It must be considered that the man facing the profession of teacher still suffers innumerable prejudices. Not only because it is male, but because it assumes a culturally demarcated role as female. Thus, their identity is questioned, their actions are unworthy in the mediation processes of pedagogical praxis. In defining roles for each gender, we assign different actions and perpetuate prejudice. Over the last few centuries, the constant reorganization of the capitalist system, through the expansion of the logic of production / consumption, has also contributed to women being held responsible for domestic and maternal functions and / or, when inserted in the labor market, they should occupy inferior positions with less social prestige and financial recognition. This dynamic coupled with the precarious teaching, although not the only responsible factor, intensified the patriarchal view that this would not be a profession for men, since they must provide family support. These aspects highlight the need for public policies that bring out the gender category for the school environment. |
Palavras-chave: | Educação e gênero Preconceitos sociais e diversidade Professores homens Materialismo Histórico Dialético Pedagogia Histórico-Crítica Education and gender Social prejudice and diversity Male teachers Dialectical Historical Materialism Historical-Critical Pedagogy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | FERREIRA, Eduardo Alberto. A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293 |
Data de defesa: | 16-Jul-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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