Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNICOCHELLI, Érica Gois-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105650172416951por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee1Ortega , Eliane Maria Vani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6505123408970934por
dc.contributor.referee2Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.date.accessioned2021-02-10T17:22:05Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationNICOCHELLI, Érica Gois. Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313-
dc.description.resumoO presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. Partindo dos princípios do ensino de Língua Inglesa na escola pública, das políticas educacionais e, de certo modo, a formação docente embasada na reflexão sobre a ação, torna-se necessário evidenciar o professor enquanto pesquisador como forma de compreensão da práxis pedagógica. A pesquisa teve como objetivo principal: analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Considerando a abordagem da investigação adotada para este estudo, os seguintes aspectos foram contemplados: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores e, sobretudo, quanto ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Além do mais, foram apresentados exemplos práticos no interior das narrativas a fim de comprovar que há ensino e aprendizagem da língua inglesa, se respeitadas as singularidades de cada estudante, efetivação do protagonismo estudantil, a afetividade e empatia mediante as atividades realizadas. A partir daí, fica evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções realizadas em sala de aula, mas também ao considerar as trocas de ideias, experiências entre os pares e gestão escolar. Vale destacar que o professor, independente da área de formação, venha a refletir acerca das ações educativas tornando-se assim um pesquisador não somente dos conhecimentos científicos, mas também a partir do que ocorre na sala de aula, na escola e na educação de um modo geral. Ademais, por meio desta pesquisa, tornou-se possível compreender que os aspectos pessoais interferem direta e indiretamente nos aspectos profissionais de modo que, mesmo diante de incertezas, conflitos, instabilidades, ausência de recursos didático-pedagógicos e políticas contraditórias o processo educativo pode transcorrer de maneira efetiva.por
dc.description.abstractThis study is part of the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista (Unoeste), in Research Line 01: Public Policies in Education, training processes and diversity. Starting from the principles of English Language teaching in public schools, educational policies and, in a certain way, teacher training based on reflection on action, it becomes necessary to highlight the teacher as a researcher as a way of understanding pedagogical praxis. The research had as main objective: to analyze the path and the teaching challenges faced through the proposition of the educational policies related to the teaching of English in the state public school in an autobiographical perspective. Considering the research approach adopted for this study, the following aspects were contemplated: the state of knowledge; documental analysis; writing of narratives by the researcher herself. As a way to anchor this study, a critical-reflexive analysis of the instabilities and setbacks presented by current and previous educational policies and, above all, regarding English language teaching in the context of the state public school was outlined. In addition, practical examples were presented within the narratives in order to prove that there is teaching and learning of the English language, if the singularities of each student are respected, the effectiveness of the student's protagonism, affectivity and empathy through the activities performed. From this, it becomes evident the need for the teacher to have a voice in the school environment, not only through the interventions carried out in class, but also by considering the exchange of ideas, experiences among peers and school management. It is worth mentioning that the teacher, independent of the area of education, will reflect about educational actions, thus becoming a researcher not only of scientific knowledge, but also of what occurs in the classroom, at school and in education in general. Moreover, through this research, it has become possible to understand that personal aspects interfere directly and indirectly in professional aspects so that even in the face of uncertainties, conflicts, instabilities, lack of didactic-pedagogical resources and contradictory policies, the educational process can run effectively.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2021-02-10T17:22:05Z No. of bitstreams: 2 Érica Gois Nicochelli.pdf: 2724649 bytes, checksum: 6ba34d14d480c70a14e8a156e40d3c59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T17:22:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Érica Gois Nicochelli.pdf: 2724649 bytes, checksum: 6ba34d14d480c70a14e8a156e40d3c59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4043/%c3%89rica%20Gois%20Nicochelli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectNarrativas Autobiográficaspor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectPublic Schooleng
dc.subjectEnglish Teachingeng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectAutobiographies Narrativeseng
dc.subjectTeaching Trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTrajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditóriaspor
dc.title.alternativeTrajectory of an english teacher in the middle of contraditional guidelines and policieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Érica Gois Nicochelli.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons