Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1334
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional técnica em administração de nível médio: contribuições para o ingresso no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Technical professional education in administration: contributions to enter higher education
Autor: TORRES, Nilton Antônio 
Primeiro orientador: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Primeiro membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Paula, Enio Freire de
Resumo: O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. Partindo da inquietação sobre o destino dos egressos da educação técnica de nível médio e posterior avanço em seus estudos a nível superior, tornou-se necessário investigar as contribuições desta modalidade de ensino e evidenciar as principais colaborações a seus egressos para prosseguirem seus estudos a nível superior. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as implicações da trajetória acadêmica e o perfil dos estudantes do curso denominado “Técnico em Administração” para a formação cidadã e para o prosseguimento dos estudos em nível superior. Considerando a abordagem da investigação adotada para este estudo, os seguintes aspectos foram contemplados: a análise bibliográfica; análise documental; questionário de pesquisa realizado por meio de questionário eletrônico elaborado e enviado pela plataforma Google Forms aos egressos via meios digitais como e-mail e mensageiros (WhatsApp), adotando uma metodologia quanti-quali de análise de dados e posterior verificação dos dados ordenados em tabelas e comparadas as estatísticas oficiais. Como resultado, foi possível observar as contribuições do ensino técnico de nível médio, curso técnico em administração, foco desta pesquisa, o qual contribui no progresso de seus discentes para o nível superior, destacando o papel do professor apontado pelos pesquisados como relevante para avançar seus estudos para o nível superior. Com base nesta reflexão final, esta pesquisa não se encerra aqui, pois tenho como proposta realizar novos estudos sobre as didáticas e resultados da formação continuada do professor que contribuem para o egresso do ensino técnico a prosseguir seus estudos no ensino superior e sua formação cidadã.
Abstract: This study is part of the Post Graduate Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in Research Line 01: Public Policies in Education, training processes and diversity. Starting from the concern about the fate of graduates of high school technical education and further advancement in their studies at higher education, it became necessary to investigate the contributions of this teaching modality and evidences the main collaborations to its graduates to continue their studies at the higher level (college/university). The research had as main objective: to analyze the implications of the academic trajectory, and profile of students in the technical course in administration for training citizen and for the pursuit of studies at a higher level. Considering the approach of the investigation adopted for this study, the following aspects were contemplated: the bibliographic analysis; document analysis; research questionnaire conducted through electronic questionnaire sent by the Google Forms platform to graduates by means such as e-mail and messengers (WhatsApp) where adopting a quali/quantitative methodology of data analysis and subsequent verification of the data ordered in tables and compared to official statistics. From there, it is evident the contributions of teaching technical level, technical course in administration, focus of this research, contribute to the progress of their students at a higher level, the role of the teacher must be highlighted, it was pointed out by the respondents as relevant to advance their studies to a higher level. Based on this final reflection, my research does not end here, I aim to carry out further studies on the didactics and results of on-the-job training of the teachers who contribute to the egress of technical education to continue their studies and their citizenship education.
Palavras-chave: Educação Profissional
Técnico em Administração
Ingresso Ensino Superior
Ensino Médio
Professional education
Technician in Administration
High Education Admission
Technical education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: TORRES, Nilton Antônio. Educação profissional técnica em administração de nível médio: contribuições para o ingresso no ensino superior. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1334
Data de defesa: 23-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilton Antônio Torres.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons