???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1352
Tipo do documento: Dissertação
Título: Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SP
Título(s) alternativo(s): Sustainable universities: curricular environmentalization in unisalesian engineering courses - Araçatuba / SP
Autor: PINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo 
Primeiro orientador: Bertolli, Suzana Chiari
Primeiro coorientador: Uliana, Maíra Rodrigues
Primeiro membro da banca: Arana, Alba Regina Azevedo
Segundo membro da banca: Negreiros, Natália Felix
Resumo: Diante dos problemas ambientais causados pelo desenvolvimento humano, as instituições de ensino superior têm desempenhado um importante papel para a formação de recursos humanos capazes de mudar a realidade ambiental. O objetivo principal foi verificar os indicadores de ambientalização curricular dos cursos de Engenharia do UniSalesiano no campus da cidade de Araçatuba, São Paulo. Como metodologia, para as análises do PDI e dos PPCs de cinco cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Computação e Mecatrônica) foram realizadas por meio de um levantamento de natureza documental a partir da presença dos radicais: ambient*,sustent*, natur*, ecolog*, soc* e conserv*. Para quantificação dos radicais, utilizou-se a ferramenta “localizar” do editor de texto do Microsoft Word®. Todos os radicais avaliados foram encontrados nos documentos, com exceção da PPC do Eng. Mecatrônica, que não apresentou os radicais ecolog* e conserv*. O radical mais frequente foi o soc* seguido o radical ambiente* enquanto que os outros indicadores foram presentes em um menor número. Os resultados mostram que a preocupação ambiental está expressa no Projeto Pedagógico do Curso e em 12 dos Planos de Ensino. Portanto, a preocupação ambiental tem sido um aspecto presente nos documentos institucionais, embora poucas politicas pedagógicas tenham trazido essa preocupação transformada em diretrizes e práticas curriculares. Conclui-se que a UniSalesiano apresenta indícios de ambientalização no PDI e nas PPCs nos cursos de Engenharia, indicando que os documentos apresentam um baixo grau de ambientalização.
Abstract: Faced with environmental problems caused by human development, higher education institutions have played an important role in the formation of human resources capable of changing environmental reality. The main objective to verify the curricular environmentalization indicators of the UniSalesiano Engineering courses at the campus of the city of Araçatuba, São Paulo. As a methodology, the PDI and PPCs analyzes of five Engineering courses (Civil, Mechanical, Electrical, Computing and Mechatronics) were performed through a documentary survey based on the presence of the radicals: ambient *, sust *, natur *, ecolog *, soc * and conserv *. To quantify the radicals, we used the "find" tool of the Microsoft Word® text editor. All evaluated radicals were found in the documents, except for the Mechatronic Eng. PPC, which did not present the ecolog * and conserv * radicals. The most frequent radical was soc * followed by the ambient radical * while the other indicators were present in a smaller number. The results show that the environmental concern is expressed in the Pedagogical Project of the Course and in 12 of the Teaching Plans. Therefore, environmental concern has been an aspect present in institutional documents, although few pedagogical policies have brought this concern transformed into guidelines and curricular practices. It is concluded that UniSalesiano presents evidence of environmentalization in the PDI and PPCs in Engineering courses, indicating that the documents have a low degree of environmentalization.
Palavras-chave: Educação ambiental
Engenharia
Ensino superior
Preocupação ambiental
Sustentabilidade
Environmental education
Engineering
University education
Environmental concern
Sustainability
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Programa: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Citação: PINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo. Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SP. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1352
Data de defesa: 20-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIULIANO MIKAEL TONELO PINCERATO.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons