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dc.creatorPINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4057551452705464por
dc.contributor.advisor1Bertolli, Suzana Chiari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0027401311996919por
dc.contributor.advisor-co1Uliana, Maíra Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335993135052889por
dc.contributor.referee1Arana, Alba Regina Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931029698985787por
dc.contributor.referee2Negreiros, Natália Felix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086420642087602por
dc.date.accessioned2021-07-06T17:38:00Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationPINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo. Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SP. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1352-
dc.description.resumoDiante dos problemas ambientais causados pelo desenvolvimento humano, as instituições de ensino superior têm desempenhado um importante papel para a formação de recursos humanos capazes de mudar a realidade ambiental. O objetivo principal foi verificar os indicadores de ambientalização curricular dos cursos de Engenharia do UniSalesiano no campus da cidade de Araçatuba, São Paulo. Como metodologia, para as análises do PDI e dos PPCs de cinco cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Computação e Mecatrônica) foram realizadas por meio de um levantamento de natureza documental a partir da presença dos radicais: ambient*,sustent*, natur*, ecolog*, soc* e conserv*. Para quantificação dos radicais, utilizou-se a ferramenta “localizar” do editor de texto do Microsoft Word®. Todos os radicais avaliados foram encontrados nos documentos, com exceção da PPC do Eng. Mecatrônica, que não apresentou os radicais ecolog* e conserv*. O radical mais frequente foi o soc* seguido o radical ambiente* enquanto que os outros indicadores foram presentes em um menor número. Os resultados mostram que a preocupação ambiental está expressa no Projeto Pedagógico do Curso e em 12 dos Planos de Ensino. Portanto, a preocupação ambiental tem sido um aspecto presente nos documentos institucionais, embora poucas politicas pedagógicas tenham trazido essa preocupação transformada em diretrizes e práticas curriculares. Conclui-se que a UniSalesiano apresenta indícios de ambientalização no PDI e nas PPCs nos cursos de Engenharia, indicando que os documentos apresentam um baixo grau de ambientalização.por
dc.description.abstractFaced with environmental problems caused by human development, higher education institutions have played an important role in the formation of human resources capable of changing environmental reality. The main objective to verify the curricular environmentalization indicators of the UniSalesiano Engineering courses at the campus of the city of Araçatuba, São Paulo. As a methodology, the PDI and PPCs analyzes of five Engineering courses (Civil, Mechanical, Electrical, Computing and Mechatronics) were performed through a documentary survey based on the presence of the radicals: ambient *, sust *, natur *, ecolog *, soc * and conserv *. To quantify the radicals, we used the "find" tool of the Microsoft Word® text editor. All evaluated radicals were found in the documents, except for the Mechatronic Eng. PPC, which did not present the ecolog * and conserv * radicals. The most frequent radical was soc * followed by the ambient radical * while the other indicators were present in a smaller number. The results show that the environmental concern is expressed in the Pedagogical Project of the Course and in 12 of the Teaching Plans. Therefore, environmental concern has been an aspect present in institutional documents, although few pedagogical policies have brought this concern transformed into guidelines and curricular practices. It is concluded that UniSalesiano presents evidence of environmentalization in the PDI and PPCs in Engineering courses, indicating that the documents have a low degree of environmentalization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2021-07-06T17:38:00Z No. of bitstreams: 2 GIULIANO MIKAEL TONELO PINCERATO.pdf: 1371014 bytes, checksum: 4a7853495c742a3df5dbd5227e8f91a5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-06T17:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 GIULIANO MIKAEL TONELO PINCERATO.pdf: 1371014 bytes, checksum: 4a7853495c742a3df5dbd5227e8f91a5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4282/GIULIANO%20MIKAEL%20TONELO%20PINCERATO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regionalpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEngenhariapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPreocupação ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectEngineeringpor
dc.subjectUniversity educationpor
dc.subjectEnvironmental concernpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleUniversidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SPpor
dc.title.alternativeSustainable universities: curricular environmentalization in unisalesian engineering courses - Araçatuba / SPeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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