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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtornos do espectro autista e os impactos no Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública
Título(s) alternativo(s): Analysis of the national policy for the protection of the rights of people with autism spectrum disorders and its impacts on the political-pedagogical project of the pedagogy course at the public university
Autor: MOLINA, Lina Maria Moreno 
Primeiro orientador: Shimazaki, Elsa Midori
Primeiro coorientador: Francisco, Marcos Vinicius
Primeiro membro da banca: Santana, Eder da Silva
Segundo membro da banca: Moreira, Jani Alves da Silva
Resumo: A presente pesquisa, realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, na linha de pesquisa sobre Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade, tem como objetivo analisar a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista e os seus impactos no Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia, de uma Universidade Pública do Interior do Estado de São Paulo a partir das relações com o Plano de Desenvolvimento Institucional. Na pesquisa do tipo estudo de caso, utilizou-se o recurso metodológico da análise documental. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, que tem como base o método do Materialismo Histórico-Dialético. Analisou-se a legislação relativa à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, bem como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso mencionado e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade à qual o curso de Pedagogia encontra-se vinculado para responder às questões relacionadas aos fundamentos teórico-epistemológicos que fundamentam a Política Nacional de Proteção dos Direitos da pessoa com TEA e se os projetos vinculados à Instituição pesquisada expressam determinações estabelecidas pela referida Política. A organização e a interpretação dos dados obtidos ocorreram na perspectiva do método supracitado. Os resultados revelaram que, passados oito anos da aprovação da Lei de Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e seis anos do seu Decreto, pouco se avançou sobre como prover a formação de professores na reformulação do curso de Pedagogia da Universidade analisada. O TEA foi abordado discretamente nos documentos oficiais analisados (PPP e PDI), de modo que, anualmente, os futuros professores poderão estar no mercado de trabalho sem qualificação suficiente para a atuação na Educação Especial.
Abstract: This research carried out through the Education Postgraduate Program of Unoeste, in the research line about on public policies in education, Formative Processes and Diversity, aims to analyze a National Policy for the Protection of the Rights of People with Autism Spectrum Disorders and its impacts on the political-pedagogical project, from the Course of Pedagogy, from a Public University, from a Country Town of the São Paulo's State, considering the Institutional Development Plan. In the case study research, it was used the methodological resource of document analysis. It is based on historical-cultural theory, which is substantiated on the method of historical-dialectical materialism. In this research, the legislation that refers to the National Policy for the Right's Protection of People with Autism Spectrum Disorders was analyzed, as well as The Pedagogical Political Project (PPP) of the course in reference to answer the questions related to theoretical-epistemological foundations that motivates the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with ASD and whether the projects linked to the researched Institution express determinations established by the refered Policy. The organization and interpretation of the data obtained have occurred in the perspective of aforementioned method, thru the creation of analytics units. The results revealed that past eight years from the aprooval of the Legislation that refers to the National Policy for the Right's Protection of People with Autism Spectrum Disorders and past six years of your Decree, insubstantional progress has been made on how to provide teacher training in the reformulation of Pedagogy Course at the University analyzed. The ASD was subtly addressed in the analyzeds official documents (PPP and PDI), so that, annually, our future teachers will can be in the labor market without sufficient qualification to work in Special Education.
Palavras-chave: políticas educacionais
educação inclusiva
projeto político-pedagógico
teoria histórico-cultural
educational policies
inclusive education
political-pedagogical project
historical-cultural theory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MOLINA, Lina Maria Moreno. Análise da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtornos do espectro autista e os impactos no Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1377
Data de defesa: 3-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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