Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1395
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transtorno do espectro autista: a prática com ênfase nas políticas públicas educacionais inclusivas
Título(s) alternativo(s): Autistic spectrum disorder: the practice with emphasis on inclusive education public policies
Autor: HERNANDES , Camila Martins 
Primeiro orientador: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Primeiro coorientador: Murgo, Camélia Santina
Primeiro membro da banca: Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Araya, Ana Maria Osório
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/ UNOESTE). O objetivo geral da pesquisa foi de: Analisar, no contexto da Rede Regular de Ensino e na Educação Especial de que maneira os professores compreendem o que é Educação Inclusiva e as políticas públicas educacionais referentes a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e como são colocadas em prática. A investigação foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, e envolveu uma escola particular da Rede Regular de Ensino e uma Escola Especial, em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), teve aprovação com o número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 39973320000005515. Participaram do estudo três (03) professoras de cada escola, que possuem em suas turmas estudantes que estão dentro do espectro autista, totalizando seis (06) professoras. Duas (02) coordenadoras pedagógicas também participaram da pesquisa, sendo uma (01) de cada escola. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as 08 participantes. A análise dos dados segue as proposições da técnica de análise de conteúdo de Bardin, a partir das transcrições das entrevistas. Os resultados respondem a questão central da pesquisa: “as práticas dos professores do Ensino Regular e da Educação Especial, tem atendido as orientações das políticas educacionais, no que se refere ao desenvolvimento de uma educação inclusiva para os estudantes com TEA?”, servindo, sobretudo, de material para reflexão e discussão final de como as políticas públicas podem intervir na qualidade da inserção e inclusão da criança com autismo.
Abstract: This dissertation is linked to the research line “Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity” of the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista (PPGE/UNOESTE). The general objective of the research was to: Analyze, in the context of the Regular Teaching Network and in Special Education, how teachers understand what Inclusive Education is and the educational public policies regarding the inclusion of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) , and how they are put into practice. The investigation was of a qualitative nature, of the case study type, and involved a private school from the Regular Teaching Network and a Special School, in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo. The research was submitted and approved by the Research Ethics Committee (CEP), approved with the Certificate of Presentation of Ethical Appreciation (CAAE) 39973320000005515. Three (03) teachers from each school, who have in their classes participated in the study students who are within the autistic spectrum, totaling six (06) teachers. Two (02) pedagogical coordinators also participated in the survey, one (01) from each school. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the 08 participants. Data analysis follows the propositions of Bardin's content analysis technique, based on interview transcripts. The results answer the central question of the research: "has the practices of teachers in Regular Education and Special Education met the guidelines of educational policies, with regard to the development of inclusive education for students with ASD?" above all, as material for reflection and final discussion on how public policies can intervene in the quality of insertion and inclusion of children with autism.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
políticas educacionais
educação inclusiva
Rede Regular de Ensino
educação especial
Autistic Spectrum Disorder
educational policies
inclusive education
regular education network
special education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: HERNANDES , Camila Martins. Transtorno do espectro autista: a prática com ênfase nas políticas públicas educacionais inclusivas. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1395
Data de defesa: 2-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Martins Hernandes.pdf661,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons