Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1415
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem Baseada em Projetos: contribuições para a formação em Psicologia
Título(s) alternativo(s): Project-Based Learning: contributions to formation in Psychology
Autor: SANTOS, Laízi da Silva 
Primeiro orientador: Souza, Sidinei de Oliveira
Primeiro membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Schlünzen Junior , Klaus
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, está vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas” e, ao grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias”. A formação inicial em Psicologia pressupõem um olhar crítico, contextualizado, com significado, onde o profissional saiba lidar com a subjetividade e pluralidade humana. O aporte teórico escolhido para estruturar conceitualmente este trabalho remete ao conceito de experiências educativas de John Dewey, pelo qual compreendemos que a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) permite vivenciar na prática os problemas sociais existentes. A ABP é uma estratégia pedagógica usada na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que apresenta perspectiva colaborativa de construção de conhecimentos atrelado ao contexto do estudante, proporcionando significado à aprendizagem. As buscas nos bancos de dados apontam a relevância da temática, uma vez que são escassos trabalhos que abordam ABP em cursos de Psicologia. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi analisar quais benefícios a estratégia metodológica ABP, segundo a abordagem CCS, pode trazer na formação profissional em uma disciplina do curso de Psicologia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo ação estratégica. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Associação Livre de Palavras, observação participante, análise de documentos e aplicação de questionário. O trabalho de campo ocorreu em uma faculdade do interior paulista, participaram da pesquisa 19 estudantes e a Docente/pesquisadora de uma disciplina do curso de Psicologia. Para análise de dados foi utilizado análise prototípica, análise de similitudes, para interpretar as representações sociais dos estudantes e a análise textual discursiva para os conteúdos e discursos. Os resultados demonstram que a ABP trouxe contribuições para a construção de conhecimentos contextualizados e significativos, assim como ampliou a colaboração entre os estudantes, que desenvolveram novas habilidades.
Abstract: This dissertation was developed in the Master’s Program in Education at University do West Paulista – Unoeste, it is linked to the research line “Training and action of the teaching professional and educational practices” and, to the research group “Group of Studies and Research in Education, Curriculum and Technologies”. Initial formation in Psychology presupposes a critical, contextualized, meaningful look, where the professional knows how to deal with subjectivity and human plurality. The theoretical contribution chosen to conceptually structure this work refers to John Dewey's concept of educational experiences, through which we understand that the Project-Based Learning (PBL) methodology allows the practical experience of existing social problems. PBL is a pedagogical strategy used in the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCS) approach, which presents a collaborative perspective of knowledge construction linked to the student's context, providing meaning to learning. Searches in the databases point to the relevance of the theme, since there are few works that address PBL in Psychology courses. In this way, the objective of the research was to analyze what benefits the PBL methodological strategy, according to the CCS approach, can bring in professional training in a discipline of the Psychology course. Therefore, a qualitative research of the strategic action type was carried out. For data collection, the following instruments were used: Free Word Association Test, participant observation, document analysis and questionnaire application. The fieldwork took place in a college in the city of state of São Paulo, 19 students and the professor/researcher of a discipline of the Psychology course participated in the research. For data analysis, we used prototypical analysis, analysis of similarities, to interpret the students' social representations and discursive textual analysis for the contents and discourses. The results show that the PBL brought contributions to the construction of contextualized and meaningful knowledge, as well as expanded collaboration among students, who developed new skills.
Palavras-chave: formação em psicologia
ABP
abordagem CCS
experiência educativa
formation in psychology
PBL
CCS approach
educational experience
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SANTOS, Laízi da Silva. Aprendizagem Baseada em Projetos: contribuições para a formação em Psicologia. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1415
Data de defesa: 9-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laízi da Silva Santos.pdf969,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons