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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eco Inovação e cidadania digital: desenvolvimento de aplicativo utilizando a metodologia Challenge-Based Learning
Título(s) alternativo(s): Eco Innovation and digital citizenship: application development using the challenge- based learning
Autor: Souza, Silvério Luiz de 
Primeiro orientador: Arana, Alba Regina Azevedo
Primeiro coorientador: Silva, Paulo Antônio da
Primeiro membro da banca: Arana, Alba Regina Azevedo
Segundo membro da banca: Uliana, Maíra Rodrigues
Terceiro membro da banca: Schlunzen Junior, Klaus
Resumo: Vivemos em uma época que as atividades humanas alteraram de forma impressionante a biodiversidade e os valores que ela fornece, vivemos também a “era da informação”, onde um dilúvio de informações que são geradas a partir de tecnologias digitais. Mais de 5 (cinco) bilhões de pessoas têm acesso a telefones celulares, com uma proporção cada vez maior, com recursos cada vez mais sofisticados, como câmeras, microfone, Sistema de Posicionamento Global (GPS), armazenamento e transferência de dados online. Com a pandemia da COVID- 19 as pessoas se tornaram mais do que nunca conectadas à inovação tecnológica, as questões locais, globais e da comunidade online. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma tecnológica visando estimular a percepção ambiental dos usuários com os espaços verdes, possibilitando a visualização das espécies herbáceas e arbustivas nativas da flora do cerrado mais próximas de sua localização geográfica através de um aplicativo para celular denominado EcocerradoApp. Após a publicação do aplicativo na Google Play realizada no mês de junho de 2021 houve a captação de 26 usuários e compartilhamento de 35 registros, onde ouve interações com comentários, visualização de perfil, curtidas e compartilhamentos. No entanto, observa-se que a maioria dos registros estão no perímetro urbano e principalmente de espécies populares de grande aceitação pela população, no caso o ipê amarelo e ipê rosa. Com o pensamento nas mais diversas formas de inter-relações do ser humano, possibilitando uma experiência marcante com aproximação dos espaços verdes, entendendo que a educação ambiental (EA) pode ocorrer em todos os locais, assim como a tecnologia que na cultura digital é ubíqua espera-se promover a preservação e conservação ambiental dos espaços verdes com a participação individual e/ou coletiva da comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Contribuindo com a tomada de consciência em relação as causas ambientais, permitindo o diálogo, incentivando a circulação de informações sobre meio ambiente e preservação dos recursos naturais, organizando atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção social e despertando o interesse para as ações sobre a temática ambiental
Abstract: We live in a time when human activities have changed dramatically biodiversity and the values it offe, we also live in the “information age”, where a deluge of information that is generated from digital technologies. More of 5 (five) billion people have access to cell phones, with a proportion each larger, with increasingly sophisticated features such as cameras, microphone, Global Positioning (GPS), online data storage and transfer. With the COVID-19 Pandemic How People Empower More Than Ever Connected to Innovation technology, local, global and online community issues. This research has as objective to develop a platform based on stimulating environmental perception of users with green spaces, enabling the visualization of herbaceous and native shrubs of the cerrado flora closer to its geographic location through of a mobile app called EcocerradoApp. After application publication on Google Play held in June 2021, 26 users were captured and sharing 35 records, where you hear interactions with comments, viewing profile, likes and shares. However, it is observed that most records there is no urban perimeter and mainly popular species of great acceptance by the population, in this case the yellow ipe and the pink ipe. With the thought of the most diverse forms of interrelationships of the human being, enabling a remarkable experience with approaching green spaces, understanding that environmental education (EE) can occur in all places, as well as the technology that in digital culture is ubiquitous one expects promote the preservation and environmental conservation of green spaces with participation individual and / or collective of the academic community and society in general. Contributing with the awareness of the allowed causes, allowing for dialogue, encouraging the circulation of information about the environment and preservation of resources natural activities, organizing activities that aid in learning as a means of promoting social and arousing interest in actions on environmental issues.
Palavras-chave: Ciência cidadã
Inovação Social
Recursos Naturais
Citizen science
Social innovation
Natural resources
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Programa: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Citação: Souza, Silvério Luiz de. Eco Inovação e cidadania digital: desenvolvimento de aplicativo utilizando a metodologia Challenge-Based Learning. 2021. 84 f. Dissertação( Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1418
Data de defesa: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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