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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores de risco e proteção na universidade: associações com resiliência e bem-estar subjetivo acadêmico
Título(s) alternativo(s): Risk and protection factors at the university: associations with resilience and subjective academic well-being
Autor: GIANFELICE, Marcello Augusto 
Primeiro orientador: Murgo, Camélia Santina
Primeiro membro da banca: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Segundo membro da banca: Pessoa, Alex Sandro Gomes
Resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa 2 - Formação e ação do profissional docente e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE. A entrada na universidade se configura como um marcador de mudanças expressivas na vida de jovens e adultos. O ambiente universitário com suas peculiaridades, pode configurar-se como um contexto demarcado por fatores propulsores do desenvolvimento afetivo, cognitivo e profissional, mas também por fatores que expõem o universitário a situações adversas e geradoras de sofrimento. Assim, esta pesquisa objetivou verificar possíveis correlações entre fatores de risco, fatores de proteção, bem-estar subjetivo e resiliência em estudantes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, foram delineados dois itinerários de investigação. No primeiro itinerário, é apresentada uma pesquisa quantitativa exploratória, que teve como objetivo construir e verificar as propriedades psicométricas da Escala de Fatores de Risco e Proteção no ambiente universitário. Participaram deste estudo 4 juízes para a análise semântica e estimativa do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Para análise da estrutura interna, a amostra foi de 412 universitários brasileiros de universidades públicas e privadas. Os resultados apontaram a necessidade de eliminação de um item cujo CVC foi menor que 0,80. Quanto a estrutura interna, foram mantidos 18 itens, divididos em três fatores, por ser o melhor modelo encontrado na análise fatorial exploratória. O segundo itinerário desta pesquisa implica numa investigação quantitativa que teve como objetivo estimar as correlações entre os escores de três instrumentos: Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar (EBESE), Escala de Resiliência de Wagnild e Young, Escala de fatores de risco e proteção no ambiente universitário. Os 412 participantes eram estudantes de universidades públicas (N=294) e privadas (N=118) de todo território nacional. No que se refere a faixa etária, a menor idade correspondeu à 17 anos e a maior à 67 anos (Média: 25,92, DP: 8,769). Quanto ao sexo, a amostra foi composta 295 participantes do sexo feminino (71,60%) e 116 participantes do sexo masculino (28,15%), e um participante marcando a opção “outro” (0,243%). Foram executadas análises descritivas das médias dos instrumentos, correlação de Pearson entre as mesmas, análise de regressão e path analysis, ambas considerando as variáveis bem-estar subjetivo e resiliência como dependentes, e as variáveis fatores de risco e proteção no ambiente niversitário, como independentes. Os resultados apontam que os fatores de risco e proteção presentes no ambiente universitário explicam em diferentes graus a resiliência e o bem-estar subjetivo acadêmico dos universitários da amostra. Os resultados mais significativos se deram no fator “Afetos positivos” (componente do bem-estar subjetivo acadêmico), tendo os fatores de risco e proteção explicado 47% de sua variância, seguida pelo fator “Resolução de ações e valores”, da escala de resiliência, na qual, os fatores de risco e proteção à explicaram em 29%.
Abstract: The present work is linked to the research line 2 - Formation and action of the teaching professional and educational practices of the Graduate Program in Education at UNOESTE. Entrance to university is a marker of significant changes in the lives of young people and adults. The university environment, with its peculiarities, can be configured as a context marked by factors that drive affective, cognitive and professional development, but also by factors that expose the university to adverse situations that generate suffering. Thus, this research aimed to verify possible correlations between risk factors, protective factors, subjective well-being and resilience in undergraduate students from different areas of knowledge. To this end, two research itineraries were outlined. In the first itinerary, an exploratory quantitative research is presented, which aimed to build and verify the psychometric properties of the Risk and Protection Factors Scale in the university environment. Four judges participated in this study for the semantic analysis and estimation of the Content Validity Coefficient (CVC). For the analysis of the internal structure, the sample consisted of 412 Brazilian university students from public and private universities. The results showed the need to eliminate an item whose CVC was less than 0.80. As for the internal structure, 18 items were kept, divided into three factors, as it was the best model found in the exploratory factor analysis. The second itinerary of this research involves a quantitative investigation that aimed to estimate the correlations between the scores of three instruments: School Subjective Well-being Scale (EBESE), Wagnild and Young Resilience Scale, Risk and Protection Factors Scale in the university environment. The 412 participants were students from public (N=294) and private (N=118) universities throughout the country. With regard to age group, the lowest age corresponded to 17 years and the highest to 67 years (Average: 25.92, SD: 8.769). Regarding gender, the sample consisted of 295 female participants (71.60%) and 116 male participants (28.15%), and one participant marked the option “other” (0.243%). Descriptive analyzes of the means of the instruments, Pearson correlation between them, regression analysis and path analysis were performed, both considering the variables subjective well-being and resilience as dependente variables, and the variables of risk and protection factors in the university environment, as independente variables. The results indicate that the risk and protective factors present in the university environment explain by different degrees the resilience and the academic subjective well-being of the university students in the sample. The most significant results were found in the factor “Positive affects” (a component of subjective academic well-being), with the risk and protection factors explaining 47% of their variance, followed by the factor “Resolution of actions and values”, from the scale of resilience, in which the risk and protective factors explained it in 29%.
Palavras-chave: bem-estar subjetivo
resiliência
universitários
fatores de risco e proteção
subjective well-being
resilience
college students
risk and protection factors
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: GIANFELICE, Marcello Augusto. Fatores de risco e proteção na universidade: associações com resiliência e bem-estar subjetivo acadêmico. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1428
Data de defesa: 23-Mar-2022
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