???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFIRMINO, Giovana Brito Bertolini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491323926343261por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Shimazak, Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Lepre, Rita Melissa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109045495650654por
dc.date.accessioned2022-06-28T17:57:36Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationFIRMINO, Giovana Brito Bertolini. Aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais: concepções da equipe do ensino médio de uma escola técnica. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1435-
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Educação - Linha de Pesquisa: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Com a implementação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao se referir às habilidades cognitivas, destaca também a preocupação com as Competências Socioemocionais (CSEs) pois apenas a habilidade intelectual ou cognitiva prevaleceu por muito tempo no processo de ensino e de aprendizagem. A BNCC normatiza esse conjunto de competências e habilidades apontadas como essenciais, mas não instrumentaliza como os professores desenvolverão esses conteúdos de forma a atingir a formação integral dos estudantes, porém propõe possibilidades para a operacionalização dessas habilidades, de acordo com a realidade de cada escola e do contexto social destas. Os objetivos desta pesquisa são conhecer, analisar e compreender o trabalho docente voltado ao desenvolvimento das CSEs para a construção da autonomia intelectual e moral de alunos do ensino médio de uma escola técnica do interior paulista. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo; para a interpretação dos dados, recorreu-se à Análise Textual Discursiva, fundamentando-se em autores da psicologia da moralidade. Os resultados apontam a importância da formação continuada docente voltada para a educação em valores para subsidiar a construção das aprendizagens socioemocionais, pois os docentes sentem dificuldades no desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos relacionadas aos assuntos que envolvem ética, valores morais e CSEs. Nota-se que existe uma atenção em se trabalhar aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências cognitivas de cunho técnico, pois o docente sente maior responsabilidade e preocupação em preparar o aluno com melhor qualificação técnica para o mercado de trabalho. Portanto, observa-se uma lacuna formativa docente relacionada a outros aspectos educacionais tais como as aprendizagens socioemocionais, educação em valores e legislações educacionais, que são permeadas pelo diálogo reflexivo e rotineiro, ampliando a criticidade docente em relação às suas práticas, ações e responsabilidades e modificando a práxis docente. Espera-se que esta pesquisa possa fornecer elementos de base e orientação ao professor para o desenvolvimento das CSEs com vistas à construção da autonomia intelectual e moral dos adolescentes em formação.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the Graduate Program in Education at University of West Paulista- Area of concentration: Education - Line of Research: Training and action of the teaching professional and educational practices. With the implementation, the National Common Curriculum Base (BNCC), when referring to cognitive skills, also highlights the concern with Socioemotional Competencies (CSEs) because only intellectual or cognitive ability prevailed for a long time in the teaching and learning process. The BNCC regulates this set of skills and abilities identified as essential but does not provide tools for how teachers will develop these contents in order to achieve the integral formation of students, but proposes possibilities for the operationalization of these skills, according to the reality of each school and of their social context. The objectives of this research are to know, analyze and understand the teaching work aimed at the development of CSEs for the construction of intellectual and moral autonomy of high school students from a technical school in the interior of São Paulo. Semi-structured interviews were used with teachers from a Technical School in the State of São Paulo; for the interpretation of the data, we used the Discursive Textual Analysis, based on authors of the psychology of morality. The results point to the importance of continuing teacher education focused on education in values to support the construction of socio-emotional learning, as teachers experience difficulties in developing pedagogical work with students related to issues involving ethics, moral values and CSEs. It is noted that there is attention in working on aspects related to the development of cognitive skills of a technical nature, as the teacher feels greater responsibility and concern in preparing the student with better technical qualifications for the job market. Therefore, there is a gap in teacher training related to other educational aspects such as socio-emotional learning, education in educational values and legislation, which are permeated by reflective and routine dialogue, increasing teacher criticality in relation to their practices, actions and responsibilities and modifying teaching practice. It is hoped that this research can provide basic elements and guidance to the teacher for the development of CSEs with a view to building the intellectual and moral autonomy of adolescents in training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2022-06-28T17:57:34Z No. of bitstreams: 2 Giovana Brito Bertolini Firmino.pdf: 2643364 bytes, checksum: c0ceda11375abda85f9982a828d253c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T17:57:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Giovana Brito Bertolini Firmino.pdf: 2643364 bytes, checksum: c0ceda11375abda85f9982a828d253c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4795/Giovana%20Brito%20Bertolini%20Firmino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectaprendizagem socioemocionalpor
dc.subjectvalores moraispor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectsocio-emotional learningeng
dc.subjectmoral valueseng
dc.subjectteenseng
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjecthigh schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem socioemocional e a construção de valores morais: concepções da equipe do ensino médio de uma escola técnicapor
dc.title.alternativeSocio-emotional learning and the construction of moral values: conceptions of the high school team of a technical schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovana Brito Bertolini Firmino.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons