Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivo
Título(s) alternativo(s): Public policies in professional education: teacher contributions reflective
Autor: SILVA, Aline Bezerra da 
Primeiro orientador: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Primeiro membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Lima, Vanda Moreira Machado
Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. A partir da preocupação com a didática do professor, com foco no professor reflexivo, a pesquisa buscou analisar se o professor do ensino técnico reflete sobre sua prática, dado o desinteresse dos estudantes por suas aulas, visando corroborar com as políticas públicas educacionais no contexto das Classes Descentralizadas em um centro educacional de ensino médio e técnico no Oeste Paulista. O tema central é o professor reflexivo no ensino técnico e suas contribuições para reduzir a evasão auxiliando nas políticas públicas. Considerando a abordagem de pesquisa adotada para este estudo, foram considerados os seguintes aspectos: análise de documentos legais, análise bibliográfica e entrevista semiestruturada para coleta de dados, adotando uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e abordagem teórica do materialismo dialético. Foram entrevistados quatro professores, dois coordenadores de curso e dois coordenadores pedagógicos de duas Classes Descentralizadas. Após a transcrição das entrevistas, sua análise foi baseada no método de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa possibilitam a compreensão de que os participantes da pesquisa refletem sobre suas próprias práticas levando em consideração o contexto em que estão inseridos. Não obstante, conclui-se que a atuação do professor reflexivo consegue despertar o interesse do estudante, mas não a ponto de reduzir significativamente a evasão.
Abstract: The present research was developed in the Post-Graduation Program in Education at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in the research line: Public Policies in Education, formative processes and diversity. Based on the concern with teacher didactics, with a focus on the reflective teacher, the research sought to analyze whether the technical education teacher reflects on his practice, considering the students' lack of interest in their classes, aiming to corroborate with the educational public policies in the context of the Decentralized Classes in an educational center for high school and technical education in the West of São Paulo. The central theme is the reflective teacher in technical education and its contributions to reducing dropouts and helping with public policies. Considering the research approach adopted for this study, the following aspects were considered: analysis of legal documents, bibliographic analysis and semi-structured interviews for data collection, adopting a qualitative methodology of descriptive nature and the theoretical approach of dialectical materialism. Four professors, two course coordinators and two pedagogical coordinators from two decentralized classes were interviewed. After transcribing the interviews, their analysis was based on the Textual Discourse Analysis (TDA) method. The results of the research make it possible to understand that the research participants reflect on their own practices taking into account the context in which they are inserted. Nevertheless, it is concluded that the performance of the reflective teacher is able to awaken the student's interest, but not to the point of significantly reducing dropout.
Palavras-chave: professor reflexivo
educação técnica
classes descentralizadas
evasão
políticas educacionais
reflective teacher
technical education
decentralized classes
evasion
educational policies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Aline Bezerra da. Políticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivo. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437
Data de defesa: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Bezerra da Silva.pdf628,23 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons