Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Políticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivo |
Título(s) alternativo(s): | Public policies in professional education: teacher contributions reflective |
Autor: | SILVA, Aline Bezerra da |
Primeiro orientador: | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
Primeiro membro da banca: | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya |
Segundo membro da banca: | Lima, Vanda Moreira Machado |
Resumo: | A presente pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. A partir da preocupação com a didática do professor, com foco no professor reflexivo, a pesquisa buscou analisar se o professor do ensino técnico reflete sobre sua prática, dado o desinteresse dos estudantes por suas aulas, visando corroborar com as políticas públicas educacionais no contexto das Classes Descentralizadas em um centro educacional de ensino médio e técnico no Oeste Paulista. O tema central é o professor reflexivo no ensino técnico e suas contribuições para reduzir a evasão auxiliando nas políticas públicas. Considerando a abordagem de pesquisa adotada para este estudo, foram considerados os seguintes aspectos: análise de documentos legais, análise bibliográfica e entrevista semiestruturada para coleta de dados, adotando uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e abordagem teórica do materialismo dialético. Foram entrevistados quatro professores, dois coordenadores de curso e dois coordenadores pedagógicos de duas Classes Descentralizadas. Após a transcrição das entrevistas, sua análise foi baseada no método de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa possibilitam a compreensão de que os participantes da pesquisa refletem sobre suas próprias práticas levando em consideração o contexto em que estão inseridos. Não obstante, conclui-se que a atuação do professor reflexivo consegue despertar o interesse do estudante, mas não a ponto de reduzir significativamente a evasão. |
Abstract: | The present research was developed in the Post-Graduation Program in Education at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in the research line: Public Policies in Education, formative processes and diversity. Based on the concern with teacher didactics, with a focus on the reflective teacher, the research sought to analyze whether the technical education teacher reflects on his practice, considering the students' lack of interest in their classes, aiming to corroborate with the educational public policies in the context of the Decentralized Classes in an educational center for high school and technical education in the West of São Paulo. The central theme is the reflective teacher in technical education and its contributions to reducing dropouts and helping with public policies. Considering the research approach adopted for this study, the following aspects were considered: analysis of legal documents, bibliographic analysis and semi-structured interviews for data collection, adopting a qualitative methodology of descriptive nature and the theoretical approach of dialectical materialism. Four professors, two course coordinators and two pedagogical coordinators from two decentralized classes were interviewed. After transcribing the interviews, their analysis was based on the Textual Discourse Analysis (TDA) method. The results of the research make it possible to understand that the research participants reflect on their own practices taking into account the context in which they are inserted. Nevertheless, it is concluded that the performance of the reflective teacher is able to awaken the student's interest, but not to the point of significantly reducing dropout. |
Palavras-chave: | professor reflexivo educação técnica classes descentralizadas evasão políticas educacionais reflective teacher technical education decentralized classes evasion educational policies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SILVA, Aline Bezerra da. Políticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivo. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437 |
Data de defesa: | 14-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Bezerra da Silva.pdf | 628,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons