Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1439
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de docentes do curso superior de Administração e a influência de programa de formação na construção deste conhecimento
Título(s) alternativo(s): Technological pedagogical and content knowledge of professors of an Administration course and the ifluence of training programs in the construction of knowledge
Autor: FRANCISCO, Paulo Celso 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Segundo membro da banca: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no programa de mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na linha de pesquisa formação e ação do profissional docente e práticas educativas. A questão que norteou o desenvolvimento deste estudo foi: quais são os conhecimentos tecnológicos pedagógicos do conteúdo dos docentes do curso de Administração de um Centro Universitário do interior paulista e como o programa de formação influencia na construção desses conhecimentos? Com base nessa questão, justificou-se a presente pesquisa, que teve como objetivo geral identificar o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) de docentes do curso superior de Administração e a influência de um programa de formação na construção deste conhecimento. Os objetivos específicos foram: criar Programa de Formação Docente sobre TPACK a partir de um diagnóstico do saber docente sobre o tema; identificar quais estratégias de formação possibilitaram a construção do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo docente; compreender as dificuldades para a construção do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo docente, e como um programa de formação criado a partir de um diagnóstico dos conhecimentos docentes já existentes sobre o TPACK, auxiliaram na superação dessas dificuldades e identificar as inspirações e experiências criadas a partir do programa de formação sobre a aplicação do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo docente em tempos de ensino presencial/remoto. A base teórica para tal discussão foi Lee Shulman, Matthew J. Koehler, Punya, John Dewey, Jose Manuel Moran, Eric Mazur, João Mattar, Lilian Bacich e José Armando Valente, além das Novas Diretrizes Curriculares de Cursos de Ensino Superior em Administração. A metodologia usada foi do tipo pesquisa intervenção pedagógica. Os participantes foram oito docentes do curso de Administração, que aceitaram participar da pesquisa e posteriormente serem cursistas de um programa de formação ministrado por um professor do curso de Administração, também coordenador do Núcleo de Tecnologias na Educação e Metodologias Ativas da Instituição. Houve ainda o contexto da pesquisa e o pesquisador. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário envolvendo o perfil docente e o conhecimento Pedagógico Tecnológico de Conteúdo (TPACK), na versão brasileira, aplicado com a finalidade de diagnóstico; pesquisa documental sobre o processo de criação do Projeto Pedagógico do Programa de Formação baseado neste diagnóstico; observação durante a realização do Programa de Formação e Grupo Focal com os docentes cursistas após o Programa de Formação, a fim de refletir o processo vivenciado. Os resultados de pesquisa foram apresentados e analisados a partir de eixos temáticos, criados por meio da revisão de literatura e dados coletados, a saber: a base do Conhecimento do Conteúdo, a base do Conhecimento Pedagógico, a base do Conhecimento Tecnológico, a base do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, a base do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo, a base do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e finalmente o eixo temático, que é a interseção desses seis Conhecimentos, ou seja, o TPACK, ou Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). De maneira geral, os resultados evidenciaram a necessidade de aprimoramento continuado pelos docentes, buscando ampliar e fortalecer as bases dos Conhecimentos do Conteúdo, do Pedagógico e do Tecnológico, bem como a interlocução desses saberes e resultando na aplicabilidade do modelo TPACK em sala de aula. Foi notório o domínio da base do Conhecimento do Conteúdo pelos participantes, porém, no que tange aos demais saberes docentes, quando relacionado com a base ao Conhecimento do Conteúdo, percebeu-se uma lacuna com relação à base do Conhecimento Pedagógico e com a base do Conhecimento Tecnológico. Os docentes participantes da pesquisa mostraram-se inspirados e com perspectivas, e mostraram uma clara tendência em buscar a formação continuada, elemento fundamental ao docente atual.
Abstract: This research was developed in the Education Master’s Program from Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in the research area: Teacher Training and Action and Educational Practices. The question which guided the development of this study was: which are the Technological Pedagogical And Content Knowledge of professors of the Administration course in a college in the countryside of Sao Paulo, and how the training program influences the construction of these kinds of knowledge. Based on these questions, this research was justified, and its main goal was to identify Technological Pedagogical And Content Knowledge of professors of the Administration course as well as the influence of a training program on the construction of this knowledge. The specific goals were: to create a teacher training program about TPACK based on a diagnosis of professors’ knowledge about the theme; to identify the training strategies which made it possible to construct professors’ Technological Pedagogical And Content Knowledge; to understand the difficulties realted to the construction of professor Technological Pedagogical And Content Knowledge and how a training program created based on a diagnosis of the knowledge professors already had about the TPACK was helpful to overcome these difficulties and to identify the inspiration and experiences which were created through this training program about the apllying of porfessors’ Technological Pedagogical And Content Knowledge in classroom/remote teaching. The theoretical basis for this discussion was: Lee Shulman, Matthew J. Koehler, Punya, John Dewey, Jose Manuel Moran, Eric Mazur, João Mattar, Lilian Bacich e José Armando Valente, and also New Curriculum Guidelines for Administration Courses. The methodology which was used was the kind of intervention. There were eight participants, who were professors of the Administration Course and who accepted to participate in this reasearch and, eventually, to be in a training program delivered by a professor of the Administration Course, who is the coordinator of the Center of Technologies in Education and Active Methodologies. Data collection was carried out through the use of a questionnaire which involved professor’s profile and Thechnological Pedagogical And Content Knowledge (TPACK), in Brazilian version, applied with the aim to obtain a diagnosis, documentary research on the creation process of the Pedagogical Project of the training program, based on this diagnosis; observation during the training Program and focal group with the professor who took the course at the end of the training program, in order to think about the experiences they had. The results of the research were presented and analysed through thematic axes, which wre created through literature review and collected data: the basis of Content Knowledge, the basis of Pedagogical Knowledge, the basis of Technological knowledge, the basis of Pedagogical Content Knowledge, the basis of Technological Content Knowledge, the basis of Technological Pedagogical Knowledge and, finally, the thematic axis, which is the intersection of these six kinds of knowledge, that is, TPACK: Technological Pedagogical And Content Knowledge. In a general way, the results showed the necessity of continuous improvement for teachers in order to expand and strengthen the basis of Content Knowledge, Pedagogical Knowledge and Technological Knowledge, as well as the intersection of these kinds of knowledge, which results in the applicability of the TPACK model in classroom. It was noticed that the participants master the basis of Content Knowledge. However, the other kinds of knowledge, when compared to Content Knowledge, are not masterd by them. The professors who participated in this research were inspired and have showed perspectives and a clear tendency to participate in continuous training, which is essential for professors nowadays.
Palavras-chave: conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
formação docente
ensino superior
administração
technological pedagogical and content knowledge
teacher training
hogher education
administration
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FRANCISCO, Paulo Celso. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de docentes do curso superior de Administração e a influência de programa de formação na construção deste conhecimento. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1439
Data de defesa: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
06julho2022DISSERTACAO_PauloCFrancisco_Final.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons