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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Programa Educa Pontal": gestão de processos formativos no contexto do Pontal do Paranapanema
Título(s) alternativo(s): "Educa Pontal Program": management of training processes in Pontal do Paranapanema context
Autor: MAGRO, Enio 
Primeiro orientador: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Murgo, Camélia Santina
Segundo membro da banca: Guelfi, Adilson Eduardo
Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida na Linha 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A gênese da pesquisa deu-se a partir de processos formativos realizados em um programa de extensão denominado “Programa Educa Pontal”, parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (PROEXT) da UNOESTE e a Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema/SP. O programa alinha-se diretamente aos programas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP): Inova Educação e Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA/SP, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidos nos contextos das diretorias de ensino do Estado para a promoção de um currículo de qualidade e formação integral dos estudantes. Por meio de um Sistema Gestor de Extensão (SGEXT), a PROEXT faz a gestão dos cadastros de ações extensivas vinculadas ao Programa e os dados de temas, objetivos, participantes, metodologia e resultados são inseridos nesse sistema. Por isso, emergiram as seguintes questões de pesquisa: Quais são os dados gerenciais e documentais do Programa Educa Pontal? De que maneira esses dados permitem uma análise dos processos formativos realizados no contexto do Pontal do Paranapanema? Para responder essas questões, o objetivo geral foi:Identificar e analisar os dados gerenciais e documentais do Programa Educa Pontal. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva. Para caracterizar o contexto da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, foram identificadas, selecionadas e analisadas fontes documentais presentes no painel administrativo do Dirigente Regional de Ensino. Para a fundamentação teórica da pesquisa, foram as consultadas bases de dados Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), cujas publicações semelhantes ao tema desta pesquisa foram problematizados, além da consulta a autores que discutem sobre extensão universitária, processos formativos e inclusão social. Para identificação e análise dos dados gerenciais e documentais do Programa Educa Pontal, foi utilizado relatório do Sistema Gestor de Extensão da UNOESTE. A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados. Foi possível caracterizar os dados de gestão do Programa Educa Pontal os processos formativos oferecidos para professores e estudantes pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema. Foram realizados diferentes Workshops formativos com carga horária entre 04 até 80 horas, uma média de 100 até mais de 1.000 participantes, sendo estes professores de educação básica, gestores e estudantes de Ensino Médio e temas como cidadania, ética, ensino e aprendizagem, formação de competências e outros.
Abstract: This master's research was developed in Line 01: Public Policies in Education, training processes and diversity, of the Graduate Program in Education at “Universidade do OestePaulista (UNOESTE)”. The genesis of the research took place from training processes carried out in an extension program called "ProgramaEducaPontal", a partnership between the Pro-Rectory of Extension and Community Action of UNOESTE and the Regional Board of Education of Mirante do Paranapanema/SP. The program is directly aligned with the programs of the São Paulo State Department of Education: InovaEducação and the Program for the Improvement of Coexistence and School Protection –, in addition to the Sustainable Development Goals and the National Common Curricular Base, developed in the contexts of the State's education directorates to promote a quality curriculum and comprehensive training of students. Through an Extension Management System, manages the records of extensive actions linked to the Program and data on themes, objectives, participants, methodology and results are inserted into this system. Therefore, the following research questions emerged: What are the managerial and documentary data of the EducaPontal Program? How do these data allow an analysis of the training processes carried out in the context of Pontal do Paranapanema? To answer these questions, the general objective was: To identify and analyze the managerial and documentary data of the EducaPontal Program. The research had a qualitative-quantitative approach, of the descriptive type. In order to characterize the context of the Education Board of Mirante do Paranapanema, documental sources present in the administrative panel of the Regional Education Director were identified, selected and analyzed. For the theoretical foundation of the research, the Scielo and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases were consulted, whose publications similar to the theme of this research were problematized, in addition to consulting authors who discuss university extension, training processes and social inclusion. To identify and analyze the managerial and documentary data of the EducaPontal Program, a report from the UNOESTE Extension Management System was used. Descriptive statistics was used to analyze the data. It was possible to characterize the management data of the EducaPontal Program and the training processes offered to teachers and students belonging to the Regional Board of Education of Mirante do Paranapanema. Different training workshops were carried out with a workload between 04 and 80 hours, an average of 100 to more than 1,000 participants, these being basic education teachers, managers and high school students and topics such as citizenship, ethics, teaching and learning, training of skills and others.
Palavras-chave: extensão universitária
processos formativos
inclusão social
university extension
formative processes
social inclusion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MAGRO, Enio. "Programa Educa Pontal": gestão de processos formativos no contexto do Pontal do Paranapanema. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1510
Data de defesa: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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