Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1513
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolas democráticas no Brasil: os processos formativos e os desafios de uma escola paulista
Título(s) alternativo(s): Democratic schools in Brazil: the formative processes and the challenges in a school from São Paulo
Autor: MORENO, Juliana Antoniassi 
Primeiro orientador: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Segundo membro da banca: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: As Escolas Democráticas são aquelas que não possuem um currículo compulsório e engessado, o que possibilita que o estudante possa desenvolver autonomia para definir as suas trajetórias de aprendizagem e vivenciar constantemente experiências de cidadania e democracia. Nessas escolas, a gestão escolar ocorre de maneira horizontal, com a participação efetiva de todos. Neste contexto, esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na Linha 01, intitulada “Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade”, tem como objetivo compreender quais são os princípios e os fundamentos das instituições denominadas “Escolas Democráticas”, aprofundando o entendimento sobre os processos formativos e os desafios enfrentados por uma Escola Democrática localizada em São Paulo. Tal investigação possui aprovação ética na Plataforma Brasil (CAAE: 55939321.0.0000.5515). Destarte, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como embasamento teórico-epistemológico as obras dos educadores Dewey (1959; 1976) e Freire (1983; 1989; 2001); como debate crítico da situação atual das escolas de massa, utilizamos os autores Foucault (1999), Mosé (2013) e Sibilia (2012); e, para a construção teórica sobre o que são Escolas Democráticas, seu surgimento e princípios formativos, nos pautamos em Singer (2010), Apple e Beane (2001) e Hecht (2016). Também nos valemos de um trabalho de campo com abordagem qualitativa, que ocorreu através da visita a uma escola considerada democrática, situada na cidade de São Paulo. Contemplou-se como etapas do processo, inicialmente, uma análise documental da Proposta Político-Pedagógica e do Regimento Escolar da instituição; em um segundo momento, uma entrevista semiestruturada com a fundadora e diretora da escola, que também exerce função de tutora; e, por fim, uma observação in loco norteada por uma grelha de observação previamente estruturada para a comprovação das informações que foram coletadas nos documentos e na entrevista. Por meio do material coletado a partir destas três etapas da pesquisa de campo, foi possível constatar que a escola investigada apresenta os fundamentos básicos das Escolas Democráticas, e, deste modo, busca em sua prática diária, formar cidadãos com princípios democráticos, de liberdade, responsabilidade, sustentabilidade e diversidade. A escola se organiza como uma grande comunidade de aprendizagem onde todos ensinam e todos aprendem. Não há uma hierarquia estabelecida entre gestão e professores, nem destes com os alunos, o que potencializa uma rica troca de saberes em tudo o que é feito na instituição, como a organização do espaço físico, as decisões tomadas e a resolução de conflitos. A pesquisa constatou que, atualmente, é impreterível repensar as formas de se fazer educação, haja visto os constantes problemas educacionais que as escolas de massa vêm enfrentando. Sendo assim, as Escolas Democráticas, quanto ao movimento apresentado pelos autores do referencial teórico e como observado no exemplo concreto da escola em análise, apresentam-se como terreno fértil para construir uma educação mais viva, eficaz e que contribua para a formação de estudantes críticos e reflexivos.
Abstract: Democratic Schools are those that do not have a compulsory and rigid curriculum, which allows students to develop an autonomy to define their learning paths and constantly the experience in citizenship and democracy. In these schools, the management takes place horizontally, with an effective participation of all people involved in this. In this context, this master's research, linked to the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista (Unoeste) on Line 01, entitled "Public Policies in Education, training processes and diversity", aims to understand what are the principles and the foundations of the institutions called “Democratic Schools”, deepening the understanding of the formative processes and the challenges faced by a Democratic School located in São Paulo. This investigation has ethical approval from Plataforma Brasil (CAAE: 55939321.0.0000.5515). Thus, a bibliographic review was carried out, having the works of educators Dewey (1959; 1976) and Freire (1983; 1989; 2001) as a theoretical-epistemological basis; as a critical debate on the current situation of mass schools, the authors Foucault (1999), Mosé (2013) and Sibilia (2012) were used; and, for the theoretical construction of what Democratic Schools are, their emergence and formative principles, we are guided by Singer (2010), Apple and Beane (2001) and Hecht (2016). We also used a fieldwork with a qualitative approach, which took place through a visit to a school considered democratic, located in the city of São Paulo. Initially, a documental analysis of the Political-Pedagogical Proposal and the School Rules of the institution was contemplated as stages of the process; in a second moment, a semi-structured interview with the founder and director of the school, who also works as a tutor; and, finally, an in loco observation guided by a previously structured observation grid to verify the information that was collected in the documents and during the interview. Through the material collected from these three stages of the field research, it was possible to verify that the investigated school presents the basic fundamentals of the Democratic Schools, and, in this way, seeks in its daily practice, to form citizens with democratic principles, of freedom, responsibility, sustainability and diversity. The school organizes itself as a great learning community where everyone teaches and everyone learns. There is no established hierarchy between management staff and teachers, nor between them and students, which enhances a rich exchange of knowledge in everything that is done in the institution, such as the organization of the physical space, the decisions taken and the resolution of conflicts. The research found that, currently, it is essential to rethink the ways of doing education, given the constant educational problems that the mass schools are facing. Thus, the Democratic Schools, regarding the movement presented by the authors of the theoretical framework and as observed in the concrete example of the school under analysis, are presented as fertile ground to build a more lively, effective education that contributes to the formation of critical and reflective students.
Palavras-chave: Escolas democráticas
Democracia
Organização do espaço escolar
Democratic schools
Democracy
Organization of the school space
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MORENO, Juliana Antoniassi. Escolas democráticas no Brasil: os processos formativos e os desafios de uma escola paulista. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1513
Data de defesa: 13-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Antoniassi Moreno.pdf6,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons