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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
Título(s) alternativo(s): Seduction and alienation in the discourse of the pedagogy of competences: an analysis of the BNCC of high school in a historical-dialectical perspective
Autor: OLIVEIRA, Ethyenne Goulart 
Primeiro orientador: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Primeiro coorientador: Elsa Midori Shimazaki, Elsa Midori
Primeiro membro da banca: Francisco, Marcos Vinicius
Segundo membro da banca: Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo.
Abstract: This is a master's research in Education developed in research line 1: Public Policies in Education, training processes and diversity; linked to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED) at the Universidade do Oeste Paulista. Based on the theoretical assumptions of Historical-Cultural psychology and Historical-Critical pedagogy, both based on epistemological basis in Historical-Dialectic materialism, the research seeks to answer how the National Common Curricular Base of Secondary Education (BRASIL, 2018a) and the subsequent reform of High School recover the pedagogy of competences as an epistemological reference for the elaboration of the school curriculum in the current educational context that, in discourse, aims at the integral formation of the subjects. The technical-methodological instruments chosen for carrying out the research were the systematic literature review and the analysis of official education documents - Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB, Law nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Law nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2013) – based on the elaboration of reasoned analytical categories, especially in the central categories of Historical-Dialectic materialism, in order to understand the fundamentals structuring elements of the BNCC, as well as the consolidation strategies through which the consensus around its contents and the ideological fulcrum imprinted in the recommended reformulations are articulated. The research offers contributions to the critical analysis of the skills and competences introduced as a current proposal in the official documents of Brazilian education which, exhausting the reason for the social existence of the school, also does so with regard to the role of the teacher as an agent of mediations between culture and the individual who does not occur in its spontaneous and immediate form, as well as the school contents expressed in the curriculum.
Palavras-chave: Crítica à pedagogia das competências
Crítica à BNCC do Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Criticism of the pedagogy of competences
Criticism of the BNCC from highschool
Historical-Cultural Psychology
Historical-Critical Pedagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518
Data de defesa: 17-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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