Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Ethyenne Goulart | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9551924124936552 | por |
dc.contributor.advisor1 | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7340016437698240 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Elsa Midori Shimazaki, Elsa Midori | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9372609347074339 | por |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Marcos Vinicius | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7996858773030239 | por |
dc.contributor.referee2 | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9832146666836332 | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T21:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518 | - |
dc.description.resumo | Trata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo. | por |
dc.description.abstract | This is a master's research in Education developed in research line 1: Public Policies in Education, training processes and diversity; linked to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED) at the Universidade do Oeste Paulista. Based on the theoretical assumptions of Historical-Cultural psychology and Historical-Critical pedagogy, both based on epistemological basis in Historical-Dialectic materialism, the research seeks to answer how the National Common Curricular Base of Secondary Education (BRASIL, 2018a) and the subsequent reform of High School recover the pedagogy of competences as an epistemological reference for the elaboration of the school curriculum in the current educational context that, in discourse, aims at the integral formation of the subjects. The technical-methodological instruments chosen for carrying out the research were the systematic literature review and the analysis of official education documents - Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB, Law nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Law nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2013) – based on the elaboration of reasoned analytical categories, especially in the central categories of Historical-Dialectic materialism, in order to understand the fundamentals structuring elements of the BNCC, as well as the consolidation strategies through which the consensus around its contents and the ideological fulcrum imprinted in the recommended reformulations are articulated. The research offers contributions to the critical analysis of the skills and competences introduced as a current proposal in the official documents of Brazilian education which, exhausting the reason for the social existence of the school, also does so with regard to the role of the teacher as an agent of mediations between culture and the individual who does not occur in its spontaneous and immediate form, as well as the school contents expressed in the curriculum. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2023-08-25T21:38:36Z No. of bitstreams: 2 Ethyenne Goulart Oliveira.pdf: 753783 bytes, checksum: b8da3a0944a9a407cb14e891f31e08bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-25T21:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ethyenne Goulart Oliveira.pdf: 753783 bytes, checksum: b8da3a0944a9a407cb14e891f31e08bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-17 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5292/Ethyenne%20Goulart%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Mestrado em Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Crítica à pedagogia das competências | por |
dc.subject | Crítica à BNCC do Ensino Médio | por |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | por |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | por |
dc.subject | Criticism of the pedagogy of competences | eng |
dc.subject | Criticism of the BNCC from highschool | por |
dc.subject | Historical-Cultural Psychology | por |
dc.subject | Historical-Critical Pedagogy | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética | por |
dc.title.alternative | Seduction and alienation in the discourse of the pedagogy of competences: an analysis of the BNCC of high school in a historical-dialectical perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ethyenne Goulart Oliveira.pdf | 736,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons