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dc.creatorOLIVEIRA, Ethyenne Goulart-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9551924124936552por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.advisor-co1Elsa Midori Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee1Francisco, Marcos Vinicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee2Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832146666836332por
dc.date.accessioned2023-08-25T21:38:36Z-
dc.date.issued2023-02-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo.por
dc.description.abstractThis is a master's research in Education developed in research line 1: Public Policies in Education, training processes and diversity; linked to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED) at the Universidade do Oeste Paulista. Based on the theoretical assumptions of Historical-Cultural psychology and Historical-Critical pedagogy, both based on epistemological basis in Historical-Dialectic materialism, the research seeks to answer how the National Common Curricular Base of Secondary Education (BRASIL, 2018a) and the subsequent reform of High School recover the pedagogy of competences as an epistemological reference for the elaboration of the school curriculum in the current educational context that, in discourse, aims at the integral formation of the subjects. The technical-methodological instruments chosen for carrying out the research were the systematic literature review and the analysis of official education documents - Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB, Law nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Law nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2013) – based on the elaboration of reasoned analytical categories, especially in the central categories of Historical-Dialectic materialism, in order to understand the fundamentals structuring elements of the BNCC, as well as the consolidation strategies through which the consensus around its contents and the ideological fulcrum imprinted in the recommended reformulations are articulated. The research offers contributions to the critical analysis of the skills and competences introduced as a current proposal in the official documents of Brazilian education which, exhausting the reason for the social existence of the school, also does so with regard to the role of the teacher as an agent of mediations between culture and the individual who does not occur in its spontaneous and immediate form, as well as the school contents expressed in the curriculum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2023-08-25T21:38:36Z No. of bitstreams: 2 Ethyenne Goulart Oliveira.pdf: 753783 bytes, checksum: b8da3a0944a9a407cb14e891f31e08bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-25T21:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ethyenne Goulart Oliveira.pdf: 753783 bytes, checksum: b8da3a0944a9a407cb14e891f31e08bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5292/Ethyenne%20Goulart%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCrítica à pedagogia das competênciaspor
dc.subjectCrítica à BNCC do Ensino Médiopor
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectCriticism of the pedagogy of competenceseng
dc.subjectCriticism of the BNCC from highschoolpor
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologypor
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialéticapor
dc.title.alternativeSeduction and alienation in the discourse of the pedagogy of competences: an analysis of the BNCC of high school in a historical-dialectical perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
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