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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção e Qualidade Ambiental no Ambiente Universitário: estudo de caso no Campus 2 – Presidente Prudente/SP
Título(s) alternativo(s): Perception ans Envinronmental Quality in the University Environment: a case study on Campus 2 – Presidente Prudente/SP
Autor: Gusman, Samara Peruzzo 
Primeiro orientador: Arana, Alba Regina Azevedo
Primeiro coorientador: Ramos, Ana Paula Marques
Primeiro membro da banca: Uliana, Maíra Rodrigues
Segundo membro da banca: Baron, Cristina Maria Perissinoto
Resumo: A produção desordenada do espaço urbano gera consequências negativas no bem-estar e na qualidade de vida dos habitantes, promovendo, também, danos ambientais que podem der irreversíveis. O trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental de um campus universitário por meio da aplicação de mapas mentais, assim como analisar a qualidade ambiental urbana de um campus universitário através do levantamento dos indicadores ambientais relevantes ao objeto de estudo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com trabalho de campo para obter dados sobre os aspectos físicos da infraestrutura do Campus e observações assistemáticas. Para a análise da qualidade ambiental urbana do Campus utilizou-se imagens dos satélites Landsat 8, Planet e Alos para elaboração e construção mapas temáticos, assim como levantamentos de campo, compondo a representação gráfica de cada um dos indicadores. Na aplicação da análise de percepção e aplicação dos questionários os entrevistados foram divididos em três classes: aluno, professor e colaborador. Eles foram questionados sobre o significado do Campus, elementos distintivos do local, indicações do percurso mais comum feito pelos entrevistados e justificativas das indicações dos elementos distintivos. Predominaram definições positivas nas classificações sobre o significado do Campus, sendo: amplo e arborização/árvores, citadas por 25% dos entrevistados. Houve divergência entre os elementos distintivos e a frequência de representação dos mesmos através dos mapas esquemáticos. As representações em mapas foram classificadas em: simbólico, semiestruturado e estruturado. Entre os alunos as representações foram feitas dos três modos de maneira igual, entre os funcionários predominou a representação semiestruturada e os professores representaram apenas de modo estruturado e semiestruturado a estrutura física do campus. Os resultados obtidos indicam que os mapas mentais foram instrumentos importantes e eficazes, para identificar a construção do conhecimento espacial e legibilidade por parte dos estudantes, professores e servidores do campus. Conclui-se que o campus possui uma boa qualidade ambiental possibilitando a compreensão do espaço e das condições ambientais pelos usuários e ainda o estudo mostrou que as áreas com maior atributo ambiental são as áreas de densidade de vegetação arbórea associada a infraestrutura de acesso a serviços, direcionando o foco de intervenção para o planejamento local.
Abstract: The disorganized production of urban space generates negative consequences on the well-being and quality of life of the inhabitants, also promoting environmental damage that may be irreversible. The paper aims to analyze the envinronmental perception of a university campus through the application of mental maps, as well as to analyze the urban environmental quality of a university campus throught the survey of environmental indicators relevant to the object of study. It ir na applied research, with field work to obtain data on the physical aspects of the Campus infraestructure and unsystematic observations. For the analysis of the urban environmental quality of the Campus, images form the Landsat 8, Planet and Alos satélites were used to elaborate and build thematic maps, as well as fiedl surveys, composing the graphic representation of each indicator. When applying the perception analysis and applying the questionnaires, the interviewees were divided into three classes: student, teacher and employee. They were asked about meaning of the Campus, distinctive elements of the palce, indications of the most common route taken by the interviewees and justifications for the indications of the distinctive elements. Positive definitions prevailed in the classifications about the meaning of the Campus, being: broad and afforestation/trees, mentioned by 25% of the interviewees. The was divergence between the distinctive elements and the frequency of their representation through schemactic maps. Representations on maps were classified as: symbolic, sem-structures and structured. Among the students, the representations were made equally in three modes, amogs the employees, the semi-structures representation predominates and the professor represented the physical structure of the campus only in a structures and semi-structured way. The results obtained indicate that mental maps were importante and effective instruments to identify the construction of spatial knowledge and readability by students, teachers and serves on the campus. It is concluded that the understanding of the space and environmental conditions by users and the study also showed that the áreas with the greatest environmental atribute are the áreas with density of arboreal vegetation associated with infraestructure for access to services, directions the interventions focus to local planning.
Palavras-chave: Qualidade Ambiental Urbana
Percepção
Paisagem
Urban Environmental Quality
Perception
Landscape
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Programa: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Citação: GUSMAN, S. P. Percepção e Qualidade Ambiental no Ambiente Universitário: estudo de caso no Campus 2 – Presidente Prudente/SP. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional)- Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1551
Data de defesa: 11-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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