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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Sandra Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159555908846666por
dc.contributor.advisor1Rossi, Renata Calciolari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313445810035844por
dc.contributor.advisor-co1Tamashiro, Jacqueline Roberta-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164895236272191por
dc.contributor.referee1Favareto, Ana Paula Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2816211314670217por
dc.contributor.referee2Mendonça, Ana Karina Marques Salge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766918925030041por
dc.date.accessioned2025-02-26T22:39:57Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.citationMARTINS, Sandra Santos. Estudo dos impactos ambientais causados pela implantação de uma obra rodoviária - DF-003, Brasília/DF. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional)- Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1648-
dc.description.resumoO estudo dos impactos ambientais da ampliação da rodovia DF-003 (Ligação Torto Colorado - LTC) no Distrito Federal examina os desafios ambientais e as políticas de mobilidade urbana associadas a obras rodoviárias. A pesquisa tem como objetivo Identificar e apresentar os principais impactos ambientais decorrentes da implantação de obras rodoviárias; examinar a mobilidade urbana no contexto brasileiro, considerando as políticas públicas que orientam o setor; analisar as consequências ambientais específicas da obra de ampliação da rodovia DF-003, no trecho conhecido como Ligação Torto Colorado (LTC), no Distrito Federal; e discutir formas eficazes de mitigação para os impactos ambientais gerados, visando minimizar os efeitos negativos no ecossistema local e promover práticas de desenvolvimento sustentável. No entanto, podem trazer consequências significativas, como perda de biodiversidade, alteração no ciclo hidrológico e fragmentação de habitats. O estudo ressalta a importância de equilibrar o desenvolvimento e a conservação ambiental para minimizar esses danos. A metodologia baseia-se na análise documental e em estudo de caso, com foco na eficácia das medidas mitigadoras, como monitoramento hídrico e proteção da fauna, conforme estabelecido na legislação ambiental brasileira. O que propõe ações para minimizar os impactos nos ambientes físico, biótico e socioeconômico, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável. Entre as medidas, estão a preservação de áreas naturais, instalação de passagens de fauna e monitoramento da qualidade da água e do solo, visando reduzir erosão e contaminação. Essas ações são avaliadas pelo estudo para verificar a eficiência na proteção dos ecossistemas locais. Entre os impactos identificados, destacam-se a perda de biodiversidade e a fragmentação de habitats, que ameaçam espécies nativas e prejudicam a conectividade entre áreas naturais. A fragmentação afeta o movimento de animais e plantas, comprometendo o equilíbrio ecológico da região. A interferência no ciclo hidrológico é outro impacto significativo, pois a obra altera a drenagem natural e pode prejudicar os recursos hídricos. Assim, o monitoramento hídrico é essencial para detectar mudanças na qualidade da água e prevenir problemas como inundações e erosão, comuns em obras de grande porte. O estudo também avalia os impactos socioeconômicos. Embora a rodovia possa beneficiar a população local ao facilitar o acesso e a circulação de bens, há efeitos adversos como deslocamento de comunidades, aumento de ruído e poluição atmosférica. É, portanto, crucial que as medidas mitigadoras considerem tanto o ambiente natural quanto a qualidade de vida das comunidades afetadas. A pesquisa conclui que a implementação eficaz das práticas de mitigação é fundamental para reduzir os danos ambientais causados pelas obras rodoviárias. A preservação de áreas remanescentes, a instalação de passagens de fauna e o monitoramento contínuo do ambiente ajudam a minimizar os efeitos sobre o ecossistema e a proteger a biodiversidade. Além disso, o cumprimento da legislação ambiental e a fiscalização das ações mitigadoras promovem um desenvolvimento sustentável, onde o crescimento econômico ocorre sem comprometer o meio ambiente. O equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação ambiental garante que a sociedade se beneficie da infraestrutura necessária enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.por
dc.description.abstractThe study on the environmental impacts of the expansion of Highway DF-003 (Ligação Torto Colorado - LTC) in the Federal District examines the environmental challenges and urban mobility policies associated with road construction projects. The research aims to identify and present the main environmental impacts resulting from the implementation of road projects; to examine urban mobility within the Brazilian context, considering public policies guiding the sector; to analyze the specific environmental consequences of the DF-003 expansion project, in the section known as Ligação Torto Colorado (LTC); and to discuss effective mitigation strategies for the resulting environmental impacts, aiming to minimize the negative effects on the local ecosystem and to promote sustainable development practices. However, road projects can lead to significant consequences, including biodiversity loss, disruption of the hydrological cycle, and habitat fragmentation. The study emphasizes the importance of balancing development and environmental conservation to mitigate these impacts. The methodology is based on documentary analysis and case studies, focusing on the effectiveness of mitigation measures such as water monitoring and wildlife protection, as established by Brazilian environmental legislation. These measures propose actions to minimize impacts on physical, biotic, and socioeconomic environments, encouraging sustainable development practices. Among the proposed measures are the preservation of natural areas, installation of wildlife passages, and monitoring of water and soil quality to reduce erosion and contamination. The study evaluates these actions to assess their effectiveness in protecting local ecosystems. Key identified impacts include biodiversity loss and habitat fragmentation, which threaten native species and hinder connectivity between natural areas. Fragmentation disrupts the movement of animals and plants, impacting the region’s ecological balance. Interference with the hydrological cycle is another significant impact, as the project alters natural drainage patterns and may affect water resources. Thus, water monitoring is crucial to detect changes in water quality and to prevent issues such as flooding and erosion, common in large infrastructure projects. The study also evaluates socioeconomic impacts. Although the highway expansion may benefit the local population by improving access and the circulation of goods, it can also bring adverse effects, such as community displacement, increased noise, and air pollution. Therefore, it is essential that mitigation measures address not only the natural environment but also the quality of life of affected communities. The research concludes that the effective implementation of mitigation practices is fundamental to reducing the environmental damage caused by road projects. Preserving remaining natural areas, installing wildlife passages, and continuously monitoring the environment help to minimize ecosystem impacts and to protect biodiversity. Furthermore, adherence to environmental legislation and oversight of mitigation actions foster sustainable development, allowing economic growth without compromising the environment. Balancing development and environmental conservation ensures that society benefits from essential infrastructure while preserving natural resources for future generations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Letícia Silva Vila Real (marialeticia@unoeste.br) on 2025-02-26T22:39:57Z No. of bitstreams: 1 Sandra Santos Martins.pdf: 4488959 bytes, checksum: 9ff6105eb058bfb2f026d4e5984170f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T22:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Santos Martins.pdf: 4488959 bytes, checksum: 9ff6105eb058bfb2f026d4e5984170f8 (MD5) Previous issue date: 2024-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5817/Sandra%20Santos%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regionalpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectObras Rodoviáriaspor
dc.subjectGestão Ambientalpor
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectHighway Projectseng
dc.subjectEnvironmental Managementeng
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleEstudo dos impactos ambientais causados pela implantação de uma obra rodoviária - DF-003, Brasília/DFpor
dc.title.alternativeStudy of Environmental Impacts Caused by the Implementation of a Highway Project - DF-003, Brasília/DFeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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