Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Daniela Ferreira Severino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241791422045989por
dc.contributor.advisor1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Fonseca, Kátia de Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500397314837210por
dc.date.accessioned2025-06-23T18:34:30Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationNEVES, Daniela Ferreira Severino. Tematização da prática nos processos formativos: a inclusão de estudantes com TEA na educação infantil. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1692-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado insere-se na Linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), campus de Presidente Prudente. O Objetivo geral da dissertação é analisar como a tematização da prática pode contribuir para a formação continuada de professores da Educação Infantil no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho foi constituído por três estudos complementares que investigam a formação docente e os desafios enfrentados na inclusão de estudantes com TEA na Educação Infantil, com enfoque na tematização da prática pedagógica. O primeiro estudo tem como objetivo compreender os processos formativos voltados à inclusão de estudantes com TEA na Educação Infantil e apresenta uma revisão de escopo. A pesquisa analisou 14 artigos científicos e destacou a necessidade de investimentos na formação docente, evidenciando uma lacuna na literatura sobre a tematização da prática pedagógica como ferramenta para a inclusão. O segundo estudo buscou investigar as experiências e desafios de professoras da Educação Infantil no processo de inclusão de crianças com TEA. A partir de questionários com questões abertas aplicados a 32 professoras da rede municipal localizada no interior do estado de São Paulo, identificou-se a necessidade urgente de formação continuada abordando temas como compreensão do TEA, estratégias pedagógicas, manejo de comportamentos, comunicação, interação e flexibilização curricular. A pesquisa reforça a importância da tematização da prática como abordagem formativa para promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento das competências docentes. O terceiro estudo teve como foco identificar os desafios enfrentados por professoras e tutoras na inclusão de estudantes com TEA e desenvolver intervenções formativas para aprimorar suas práticas pedagógicas. Conduzido em uma escola no interior de São Paulo, o estudo envolveu observações sistemáticas e encontros formativos com os 32 profissionais participantes. As intervenções abordaram estratégias como comunicação alternativa, estruturação de rotinas visuais, planejamento semanal e elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEIs). Os resultados indicaram melhorias significativas no engajamento dos estudantes, redução de comportamentos disruptivos e maior segurança das educadoras na condução do ensino, evidenciando a efetividade da tematização da prática como estratégia para qualificação docente e aprimoramento das práticas inclusivas. Os três estudos convergem na identificação da necessidade de formação continuada para os professores da Educação Infantil, enfatizando a tematização da prática pedagógica como um recurso essencial para a transformação das práticas pedagógicas e a construção de um ambiente escolar inclusivo e equitativo para estudantes com TEA. Juntos, os estudos se complementam ao compor um programa formativo vivenciado ao longo da pesquisa, articulando mapeamento teórico, escuta das práticas e intervenções formativas que evidenciam a importância de investimentos contínuos em processos formativos. Tais ações possibilitam aos docentes lidar com os desafios da inclusão, promovendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos estudantes com TEA na Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis master’s research is part of Research Line 1: Public Policies in Education, Training Processes, and Diversities of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), campus of Presidente Prudente. The general objective of the dissertation is to analyze how the thematization of practice can contribute to the continuing education of early childhood education teachers in the process of including children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This work is composed of three complementary studies that investigate teacher training and the challenges faced in the inclusion of students with ASD in Early Childhood Education, focusing on the thematization of pedagogical practice. The first study, aimed at understanding the training processes directed toward the inclusion of students with ASD in Early Childhood Education, presents a scoping review. The research analyzed 14 scientific articles and highlighted the need for investment in teacher training, revealing a gap in the literature regarding the thematization of pedagogical practice as a tool for inclusion. The second study sought to investigate the experiences and challenges of early childhood teachers in the process of including children with ASD. Based on open-ended questionnaires applied to 32 teachers from the municipal school system in the interior of São Paulo State, the study identified an urgent need for continuing education addressing topics such as understanding ASD, pedagogical strategies, behavior management, communication, interaction, and curriculum flexibility. The research reinforces the importance of thematization of practice as a formative approach to promote a more inclusive and welcoming school environment, supporting the development of teachers’ professional competencies. The third study focused on identifying the challenges faced by teachers and tutors in the inclusion of students with ASD and on developing formative interventions to improve their pedagogical practices. Conducted in a school in the interior of São Paulo, the study involved systematic observations and formative meetings with the 32 participating professionals. The interventions included strategies such as alternative communication, visual routine structuring, weekly planning, and the development of Individualized Educational Plans (IEPs). The results indicated significant improvements in student engagement, a reduction in disruptive behaviors, and greater confidence among educators in conducting teaching activities, highlighting the effectiveness of thematization of practice as a strategy for teacher qualification and enhancement of inclusive practices. The three studies converge in identifying the need for continuing education for early childhood teachers, emphasizing the thematization of pedagogical practice as an essential resource for transforming pedagogical practices and building an inclusive and equitable school environment for students with ASD. Together, the studies complement each other by composing a formative program experienced throughout the research, articulating theoretical mapping, listening to practices, and formative interventions that demonstrate the importance of ongoing investment in training processes. Such actions enable teachers to face the challenges of inclusion, promoting meaningful learning and the holistic development of students with ASD in Early Childhood Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-06-23T18:34:30Z No. of bitstreams: 1 Daniela Ferreira Severino Neves.pdf: 2333121 bytes, checksum: fc02ee676201cd10522f29f8ef3650dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T18:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Ferreira Severino Neves.pdf: 2333121 bytes, checksum: fc02ee676201cd10522f29f8ef3650dd (MD5) Previous issue date: 2025-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5984/Daniela%20Ferreira%20Severino%20Neves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.subjectautismopor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjecttematização da práticapor
dc.subjectautismeng
dc.subjectearly childhood educationeng
dc.subjectteacher educationeng
dc.subjectthematization of practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTematização da prática nos processos formativos: a inclusão de estudantes com TEA na educação infantilpor
dc.title.alternativeThematization of practice in formative processes: the inclusion of students with asd in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Ferreira Severino Neves.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.