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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientalização curricular no curso de graduação de direito: uma análise de caso da faculdade UNIBRAS Juazeiro
Título(s) alternativo(s): Curricular environmentalization in the undergraduate law course: a case study of faculdade UNIBRAS Juazeiro
Autor: SANTOS, Luiz Henrique Vieira dos 
Primeiro orientador: Uliana, Maíra Rodrigues
Primeiro coorientador: Arana, Alba Regina Azevedo
Primeiro membro da banca: Araújo, Maria Eulaidia de
Resumo: A Educação Ambiental apresenta-se como uma alternativa eficaz para a transformação da sociedade, contribuindo para a construção da cultura ambiental. Esta pesquisa analisa a implementação da ambientalização curricular no curso de graduação em Direito da Faculdade UniBRAS Juazeiro. O objetivo deste trabalho foi compreender o processo de ambientalização curricular, no curso de Direito oferecido pela Faculdade UniBRAS. Utilizando uma metodologia de estudo de caso, a pesquisa abrange a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), utilizando-se da análise de contexto para identificação de radicais-chave que indiquem a ambientalização, de acordo com os estudos da Rede de Ambientaliação Curricular do Ensino Superior – Rede ACES. Os resultados revelam que, embora a Faculdade UniBRAS Juazeiro demonstre compromisso significativo com a sustentabilidade e a responsabilidade social, há uma exploração limitada da temática ambiental na formação de cidadãos ambientalmente conscientes. A instituição integra a responsabilidade social, a transparência e a educação interdisciplinar em suas políticas e práticas institucionais, promovendo a formação de profissionais socialmente responsáveis e eticamente conscientes. Além disso, a integração de disciplinas focadas em educação ambiental e sustentabilidade tem potencial para enriquecer a formação dos alunos, proporcionando uma visão interdisciplinar e crítica sobre a relação entre o Direito e o meio ambiente. Este estudo ressaltou a importância de uma abordagem educativa que transcenda os conhecimentos técnicos, fomentando valores e práticas sustentáveis que possam ser aplicadas na vida profissional e pessoal dos graduandos. É evidente a necessidade de esforços contínuos para fortalecer a incorporação da temática ambiental na grade curricular do curso de Direito da Faculdade UniBRAS Juazeiro. Os achados destacam que, embora haja algumas iniciativas e características de ambientalização curricular presentes, estas são, em grande parte, abordadas de forma implícita e não sistemática.
Abstract: Environmental Education presents itself as an assertive alternative for societal transformation, contributing to the construction of environmental culture. This research analyzes the implementation of curriculum environmentalization in the Law undergraduate program at UniBRAS Juazeiro. The objective of this work was to understand the process of curriculum environmentalization in the Law program offered by UniBRAS. Using a case study methodology, the research encompasses a documentary analysis of the Course Pedagogical Project (PPC) and the Institutional Development Plan (PDI), utilizing context analysis to identify key factors that indicate environmentalization according to studies from the Environmentalization of Higher Education Network – Rede ACES. The results reveal that although UniBRAS Juazeiro demonstrates a significant commitment to sustainability and social responsibility, there is limited exploration of environmental themes in the formation of environmentally conscious citizens. The institution integrates social responsibility, transparency, and interdisciplinary education into its policies and institutional practices, promoting the training of socially responsible and ethically conscious professionals. Furthermore, the integration of subjects focused on environmental education and sustainability has the potential to enrich students' training, providing an interdisciplinary and critical view of the relationship between Law and the environment. This study highlighted the importance of an educational approach that transcends technical knowledge, fostering sustainable values and practices that can be applied in the professional and personal lives of graduates. It is evident that continuous efforts are needed to strengthen the incorporation of environmental themes into the curriculum of the Law program at UniBRAS Juazeiro. The findings emphasize that while there are some initiatives and characteristics of curriculum environmentalization present, these are largely addressed in an implicit and unsystematic manner.
Palavras-chave: Educação ambiental
Direito ambiental
Sustentabilidade
Ensino superior
Environmental education
Environmental Law
Sustainability
Higher education
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Programa: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Citação: SANTOS, Luiz Henrique Vieira dos. Ambientalização curricular no curso de graduação de direito: uma análise de caso da faculdade UNIBRAS Juazeiro. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1696
Data de defesa: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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