Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1712
Tipo do documento: Tese
Título: Business Inteligence aplicada na metodologia Peer Instruction na plataforma Be Active
Título(s) alternativo(s): Business Intelligence Applied to the Peer Instruction Methodology on the Be Active Platform
Autor: Vargas, Vinícius Fagundes 
Primeiro orientador: Sousa, Sidinei de Oliveira
Primeiro membro da banca: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Segundo membro da banca: Guelfi, Adilson Eduardo
Resumo: Esta pesquisa de mestrado em Educação de caráter multidisciplinar foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. O avanço tecnológico tem desempenhado um papel fundamental na transformação de diversos setores, incluindo a educação. No contexto educacional, a plataforma Be Active oferece suporte a várias metodologias ativas de ensino, sendo a metodologia Peer Instruction uma delas. A Peer Instruction é uma metodologia ativa criada por Erick Mazur, professor de Física na Universidade Harvard. Ela foi projetada para promover a discussão entre os alunos e incentivar a resolução de problemas e a compreensão conceitual, em vez de focar apenas em memorização. Este estudo concentrou-se na aplicação de Business Intelligence (BI) com o auxílio da ferramenta Power BI para explorar dados coletados nesse módulo com o objetivo de trazer para o docente modelos de visualizações pertinentes ao seu desempenho em relação à participação nos eventos da PI. O Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de processos e ferramentas para coletar, analisar e transformar dados em informações significativas. A ferramenta Power BI destacou-se como uma poderosa solução nesse contexto, permitindo a criação de análises interativas e relatórios personalizados. A pesquisa visou extrair informações dos dados que foram coletados no módulo Peer Instruction da Be Active. Isso incluiu a análise de participação dos alunos, desempenho individual e em grupo além das tentativas de cada questão. Com o uso do Power BI, os dados foram transformados em visualizações dinâmicas que auxiliarão os professores na tomada de decisões educacionais relacionadas ao desempenho dos estudantes nos eventos aplicados da metodologia ativa Peer Instruction. A metodologia empregada nesta pesquisa abrangeu tanto a abordagem qualitativa, quanto a quantitativa. Essas abordagens combino a coleta de dados bibliográficos de fontes como livros, artigos científicos, dissertações e teses. Sendo assim, esta pesquisa buscou aproveitar os conceitos do Business Intelligence com o uso do Power BI para aprimorar o processo de tomada de decisão no contexto do módulo Peer Instruction da plataforma Be Active. Ao explorar os dados coletados no módulo Peer Instruction e apresentar os modelos de visualizações, espera-se melhorar a qualidade da educação, promovendo uma abordagem mais personalizada para o ensino.
Abstract: This multidisciplinary master's research in Education wasdeveloped within the Graduate Program in Education (PPGE) at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in Research Line 01: Public Policies in Education, formative processes, and diversity. Technological advancement has played a fundamental role in transforming various sectors, including education. In the educational context, the Be Active platform supports several active teaching methodologies, one of which is the Peer-Instruction methodology. Peer-Instruction is an active methodology created by Eric Mazur, a Physics professor at Harvard University. It was designed to promote student discussion and encourage problem-solving and conceptual understanding rather than focusing solely on memorization. This study focused on the application of Business Intelligence (BI) with the aid of the Power BI tool to explore data collected from this module, aiming to provide visualization models for teachers related to student performance in terms of participation in PI events. Business Intelligence, or BI, is a set of processes and tools used to collect, analyze, and transform data into meaningful information. The Power BI tool stood out as a powerful solution in this context, allowing for the creation of interactive analyses and custom reports. The research aimed to extract insights from the data collected in the Peer-Instruction module of Be Active. This included the analysis of student participation, individual and group performance, as well as the attempts for each question. By using Power BI, the data were transformed into dynamic visualizations that will assist teachers in making educational decisions related to student performance in the active methodology Peer-Instruction events. The methodology employed in this research encompassed both qualitative and quantitative approaches. This approach combined the collection of bibliographic data from sources such as books, scientific articles, dissertations, and theses. Therefore, this research sought to leverage Business Intelligence concepts with the use of Power BI to enhance the decision-making process in the context of the Peer-Instruction module of the Be Active platform. By exploring the data collected in the Peer-Instruction module and presenting visualization models, the goal is to improve the quality of education, promoting a more personalized approach to teaching.
Palavras-chave: tecnologia na educação
Business Intelligence (BI)
Power BI
Peer Instruction
aprendizagem
technology in education
Business Intelligence (BI)
Power BI
Peer Instruction
learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: Vargas, Vinícius Fagundes. Business Inteligence aplicada na metodologia Peer Instruction na plataforma Be Active. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente prudente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1712
Data de defesa: 8-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius Fagundes Vargas.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.